Como a BMW levou a frente do Série 7 do minimalismo ao exagero
Depois de perceber como a grelha duplo rim do Série 3 E30 parece um mosquito pronto a ser devorado por um elefante face ao tamanho monstruoso da grelha do X7, fomos perceber como é que a BMW passou do 8 para o 8 000 000. E confessamos que não sabemos o que se passa. Será que tamanho importa? Será que quanto maior for a grelha dianteira, mais respeito reclama o Série 7? Ou para ser bem sucedido, a “minha é maior que a tua”? Sinceramente não sabemos, mas podemos olhar para trás e ver como as coisas mudaram desde a primeira geração do Série 7, em 1977, até aos dias de hoje. Mais de 40 anos permitiram que o duplo rim inchasse tanto como pode ver nas fotos da nossa galeria.
1ª geração E23 (1977 – 1986)
Uma frente muito semelhante à de outros BMW, com o duplo rim a servir de ornamento e, já nesta altura, como detalhe de estilo próprio como o “Hoffmeister kick” no vidro lateral traseiro. Esta primeira geração conheceu uma renovação que mudou o para choques e começou a alargar o duplo rim.
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2ª geração E32 (1986 – 1994)
Esta segunda geração era elegante, bebendo muita inspiração no feliz E30 e deixando o padrão para o Série 5. Mais tecnológico e tentando acompanhar o ADN da marca voltou a ver o duplo rim alargar-se. A renovação de meio de ciclo mudou muito o carro e a grelha voltou a crescer. A diferença para o primeiro carro já era assinalável.
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3ª geração E38 (1994 – 2001)
Este será, porventura, o mais bonito Série 7 de sempre, além de ter estreado várias tecnologias e coisas como a TV a bordo e os motores diesel no topo de gama da BMW. O modelo original e o “facelift” já evidenciavam um duplo rim muito largo, mas baixo e que tinha, agora, 12 barras verticais e não 10 como até ali.
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4ª geração E65 (2001 – 2008)
Já este terá sido o Série 7 mais, vá lá, controverso de sempre. Para lá de todas as linhas e de uma traseira esquisita, a frente tinha um desenho dos faróis que não lembrava a ninguém. Rapidamente conheceu uma renovação para tentar arranjar aquilo que tinha sido um verdadeiro tiro no pé. O duplo rim alargou.se mais ainda e passou a ter 14 barras verticais.
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5ª geração F01 (2008 – 2015)
O regresso da BMW ao bom caminho em termos de estilo deu-se com o F01, com um estilo mais conservador e agradável á vista. Uma vez mais, o duplo rim engordou, mas agora em largura e altura, ocupando toda a frente do carro e parte do para choques. Houve renovação em 2012, com a chegada da tecnologia LED e um retorno ao passado. Se olhar bem para os faróis do renovado F01 são muito semelhantes em termos de desenho ao do “facelift” do E65. Curioso, não é?
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6ª geração G11 (2015 – até hoje)
Imponente e moderno, mas com algum equilíbrio de linhas e muita tecnologia á mistura nos faróis e não só. O duplo rim explodiu e dentro deles havia 18 barras verticais, com o tamanho da grelha a colar-se aos faróis.
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O “facelift” que a BMW introduziu é algo de inesperado, pois o duplo rim tem dimensões bíblicas que explodem no capô, nos faróis, no para choques, enfim, a frente do Série 7 é, agora, uma grelha. Então olhando á primeira geração!
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