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Combustível ecológico reduz impacto ambiental da Astara Team no Dakar

By on 10 Janeiro, 2023

Depois de oito dias de prova, a Astara revela que a sua equipa do Dakar já evitou a emissão de mais de 11 toneladas de CO2, graças, essencialmente, à utilização de um combustível ecológico.

O Rali Dakar continua a ser uma das maiores aventuras do desporto automóvel a diversos níveis, tanto para os participantes, como para as diversas máquinas que os acompanham. No caso da Astara Team, a utilização de um combustível ecológico à base de hidrogénio sintético que está a ser utilizado no Astara 01 Concept, já conseguiu evitar a emissão de 11,58 toneladas de CO2, o equivalente ao gerado por um veículo utilitário médio a gasolina durante 89 mil quilómetros (considerando emissões médias de 130 gr/km de CO2).

Experiências como a que está a ser levada a cabo pela Astara Team mantêm o objetivo de encontrar uma solução viável para as competições mais exigentes, reduzindo da melhor forma possível o seu impacto ambiental. No final da prova, será medido o impacto global da participação da Astara Team em termos ambientais e, posteriormente, colaborar com projetos de compensação de carbono para neutralizar a totalidade das suas emissões, por forma a cumprir o objetivo de participar no Dakar com uma pegada de carbono zero.

Os resultados em termos de emissões serão apurados de acordo com protocolos de medição padronizados, neste caso o padrão global GHG Protocol, por ser o método mais difundido e o que serviu de base para o desenvolvimento do ISO 14064. A revisão e certificação serão realizadas pela AENOR, uma entidade independente com elevado reconhecimento nesta área.

Alargando a abrangência deste seu compromisso, a Astara vai também considerar este ano as viagens aéreas de pessoal e o transporte de veículos por barco para a Arábia Saudita (as chamadas emissões indiretas) e não apenas as emissões dos veículos em competição.

Segundo os três pilotos da equipa, os resultados obtidos até agora são mais do que satisfatórios.

Laia Sanz: “O mundo caminha para um maior respeito pelo meio ambiente. Em outros tipos de provas pode ser mais fácil introduzir um carro híbrido ou elétrico, mas esta solução que a Astara traz ao Dakar tem provado ser válida. O e-fuel permite-nos cumprir etapas longas, com uma performance elevada, sem necessidade de fazer alterações nos carros e gerando a mínima pegada de carbono”.

Carlos Checa: “O e-fuel é uma solução muito interessante porque não obriga a alterar a mecânica nem o tipo de motor que está atualmente em utilização. Adaptar toda a frota a outra tecnologia é algo que pode levar muito tempo. Creio que esta pode ser a melhor alternativa aos combustíveis tradicionais. A sua utilização no Dakar demonstra que é perfeitamente viável”.

Óscar Fuertes: “Os combustíveis verdes são uma excelente alternativa para uma prova como o Dakar, onde a densidade energética é fundamental. O e-fuel que utilizamos, produzido a partir de fontes de energia renováveis, gera emissões de CO2 muito baixas, de quase zero. Este tem sido o nosso compromisso com a sustentabilidade desde o início, no qual continuamos focados. Este ano estamos a testar uma nova formulação e iremos compensar as restantes emissões para que, uma vez mais, a nossa presença no Dakar resulte numa pegada de carbono zero”.

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