Clube dos 1000 CV: com os elétricos é clube cada vez menos restrito
Há uns anos, um carro com 1000 CV era algo impossível de imaginar e só na competição alguns modelos chegaram e passaram por essa barreira (Porsche nos Sport Protótipos e BMW na Fórmula 1). Hoje tudo é bem diferente e com as motorizações elétricas, poder-se-á banalizar a oferta de modelos com um milhar de cavalos. Aqui ficam alguns dos que, já hoje, fazem parte desse Clube dos 1000 CV.
Lucid Air (2018)
Apesar de ter uma gama que ainda não é conhecida, a Lucid Motors apresenta esta Air como membro do Clube dos 1000 CV, com dois motores a proporcionarem este nível de potência e performances loucas: 0-100 km/h em 2,5 segundos e 350 km/h de velocidade máxima. Impressionante para um carro familiar que tem uma autonomia de 640 quilómetros, sendo capaz de recarregar em 30 minutos grande parte da autonomia. O carro ainda não está à venda, pois o Lucid Air que está disponível nos EUA só tem 400 CV.
Corvette SVE Stage II Yenko/SC (2018)
Puro músculo norte americano, pega numa base já muito sã, o mais recente Corvette, sendo transformado pela Speciality Vehicle Engineering (SVE) para debitar 1000 CV do bloco V8 de 6.8 litros sobrealimentado, muito alterado em quase tudo. O Corvette SVE Stage II Yenko/SC tem caixa manual de sete velocidades, suspensões modificadas, travões melhorados e um preço de 70 mil dólares. A SVE oferece a mesma motorização no Camaro.
Cadillac CTS-V 1000 (2018)
Um produto Hennessey que deixou o conforto dos supercarros e decidiu pegar no CTS-V e dar-lhe um motor com 1000 CV, com quatro portas, esta berlina de luxo passou a ter uma aceleração 0-100 km/h em 2,7 segundos e uma velocidade máxima de 320 km/h. O motor é, claro, um V8 Hemi 6.2 litros sobrealimentado que depois de transformado pela Hennessey ainda fica com uma garantia de 2 anos. O carro custa nos EUA, 159 mil dólares.
Zenvo TSi GT (2017)
A companhia dinamarquesa já é conhecida destas andanças com alguns modelos radicais. Este TS1 GT foi apresentado em 2017 e exibe cifras interessantes: 1010 CV, extraídos do V8 5,3 litros sobrealimentado, uma aceleração 0-100 km/h em 3 segundos e uma velocidade máxima de 373 km/h. Estão previstos serem produzidos 5 por ano num total de 15 modelos, cada um a custar mais de 1.4 milhões de euros.
Aston Martin Valkyrie (2020)
Só há 150, mas já foram todos vendidos, equipados com o motor V12 feito pela Cosworth que debita nada menos que 1160 CV. Aerodinamicamente muito desenvolvido e com tamanho poder atrás das costas, a casa de Gaydon diz que um piloto de categoria será capaz de fazer uma volta a Silverstone no mesmo tempo que um Fómula 1. Claro que o V12 com 6.5 litros, atmosférico, não chegaria a este valor de potência sem a ajuda dos motores elétricos que fazem parte do conjunto. Como dissemos, a Cosworth fez o motor de combustão interna, a Rimac desenhou os motores elétricos. Com o recurso à fibra de carbono e metais leves, o Valkyrie pesa 1030 quilos, pelo que a relação peso potência diz que o Aston Martin tem mais de 1 CV para mover cada quilograma de peso.
Bugatti Veyron Super Sport (2010)
Ultrapassado pelo Chiron, o Veyron é o modelo original que lançou esta moda do Clube dos 1000 CV. Na versão Super Sport, o Veyron tem 1200 CV, mais 200 CV que o modelo de base, levando a velocidade máxima para os 430 km/h e a aceleração 0-100 km/h em 2,5 segundos. Só foram feitas 25 unidades a um preço de 2,3 milhões de euros, todos vendidos. E para andar com o Veyron Super Sport a fundo, é necessário ser acionista de uma gasolineira. É que a fundo, o Veron Super Sport gasta em meros oito minutos o depósito de 100 litros. Ou seja, perto de 170 euros a cada oito minutos…
Mercedes AMG Project One (2020)
A ideia de um Fórmula 1 para a estrada é algo que nunca se conseguiu fazer, mas a Mercedes anda lá perto com o AMG Project One. Utilizando uma mecânica semelhante à do Mercedes W09 usada na Fórmula 1, tem um motor V6 de 1.6 litros e quatro motores elétricos, para lá de toda a parafernália tecnológica que, resumindo, produz 1250 CV, suficiente para chegar dos 0-100 km/h em 2,5 segundos e uma velocidade máxima de 350 km/h.
SSC Ultimate Aero TX (2013)
Tendo por base um Corvette, o SSC Aero recebeu nova versão Ultimate com 1300 CV. O bloco V8 6.9 litros da Chevrolet com duplo turbo duplica a potência do modelo original, com uma velocidade máxima, não comprovada, de 410 km/h. Um carro com tamanha potência, descontrolada, que no teste de rolos, as rodas derrapavam a 305 km/h. Com uma etiqueta de preço superior a 740 mil dólares, é um carro verdadeiramente raro: só foram vendidos cinco.
NIO Next EV EP9 (2016)
Como cartão de visita, este desportivo da chinesa NIO, fez uma volta ao Nurburgring em 6m45,9s, ou seja, ficou a meio segundo do Lamborghini Aventador LP770-4 SVJ, tendo este montados pneus slick. É, assim, o carro elétrico mais veloz no Inferno Verde. Com 1 megawatt de potência, ou 1360 CV, o NIO consegue gerar 2,5 toneladas de força descendente a 250 km/h. Preço? Cerca de 1 milhão de euros.
Bugatti Chiron (2017)
Com 1500 CV, o Chiron atropelou o Veyrn, colocando-se como o Bugatti mais veloz de sempre, com 420 km/h e um 0-100 km/h em 2,4 segundos. O preço de 3 milhões de euros paga o motor W16 com 8 litros de cilindrada e quatro turbos e toda a tecnologia embarcada no Chiron.
Koenigssegg Regera (2016)
O motor V8 de 5 litros com quatro turbos, fica-se por 1100 CV, mas com a ajuda de um motor elétrico com 700 CV, chega aos 1500 CV, oficiais, pois acredita-se que haverá ali mais alguma coisa. O Regera chega dos 0-100 km/h em 2,8 segundos e tem uma velocidade máxima limitada aos 400 km/h. O carro utiliza o sistema Direct Drive feito em casa que dispensa a caixa de velocidades.
Weineck Cobra (2016)
Sim, é uma réplica do famoso Cobra, tem mais de 1600 CV e é legal para rodar em estrada. A única coisa parecida com o Cobra original dos anos 60 do século passado é a silhueta e os dois lugares sem capota. Tudo o resto é diferente, a começar no V8 com 16 litros de cilindrada. Feito na Alemanha à mão, este motor chega ás 9500 rpm e sem ajuda de turbos consegue os 1600 CV. O carro custa 545 mil euros e chega dos 0-300 km/h em 10 segundos…
Hennessey Venom F5 (2019)
O “American Hypercar”! Uma afirmação tão ousada como os produtos saídos da Hennessey, mas que acaba por se justificar. O bloco V8 com 7.6 litros e duplo turbo tem 1600 CV, chega dos 0-100 km/h em menos de 3 segundos e 0-300 km/h em 10 segundos e menos de 30 segundos para chegar dos 0-400 km/h. Os 480 km/h de velocidade máxima anunciados, não foi comprovada. Com um preço de 1.4 milhões de euros, antes de impostos, a Hennessey espera 24 unidades.
Rimac C_Two (2019)
O Concept One já era um “animal” – Richard Hammond do “The Grand Tour” que o diga – e os oito produzidos foram todos vendidos a um preço ligeiramente inferior a um milhão de euros. Com 2.5 segundos dos 0-100 km/h, o carro já fantástico. Mas a casa croata não quis ficar por aqui e lançou o C_Two, agora com singelos 1940 CV, extraídos dos quatro motores elétricos que o equipam. Estão previstas 150 unidades ao preço de 1,8 milhões de euros, prometendo zero emissões, uma aceleração 0-100 km/h em 1,85 segundos e uma velocidade máxima de 412 km/h. As baterias refrigeradas por líquido, oferecem uma autonomia de 550 quilómetros, segundo o protocolo WLTP.
Pininfarina Battista (2020)
Foi revelado no Salão de Genebra deste ano, é o primeiro carro elétrico feito pela Pininfarina, deverá estar à venda em 2020 e será o carro de estrada mais potente á venda com mais de 1900 CV, retirados dos quatro motores elétricos. A aceleração 0-100 km/h será inferior a dois segundos.
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