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Clássicos MG Midget: Anão furioso

By on 15 Outubro, 2023

A Tradução de “Midget” para português é anão e no caso deste MG, aplica-se de forma perfeita. A primeira versão do MG Midget não passava de um Austin Healey Sprite MKII, equipado com o motor de 948 cc. Série A com um carburador duplo SU, produzindo 46 cv às 5500 rpm. Travões de tambor nos dois eixos eram usados nesta primeira versão, passando a discos no eixo dianteiro quando o motor subiu para os 1098 c.c. e 56 CV. As portas não tinham puxadores exteriores ou fechaduras e as janelas eram placas de acrílico, sendo o aquecimento um extra.

A segunda versão do Midget continuava a ter a mesma base, apenas com alterações de comodidade. Passou a ter pegas nas portas, vidros com elevador nas portas, um novo enquadramento do pára-brisas e um “hard top” mais simples de montar. As molas traseiras passaram a receber lâminas mais pequenas. O motor passou para os 59 cv. O MKIII conheceu um verdadeiro salto em matéria de prestações. Mantendo-se pequeno e ágil, oMidget passou a estar equipado com um motor de 1275 c.c. conhecido do Mini Cooper S, mas na versão menos preparada com uma potência de 65 cv. Esta situação era ditada pelo facto do bloco do Midget usar uma cabeça do motor diferente da do Cooper S (que tinha uma unidade especial com dois parafusos extras para agarrar melhor ao bloco). Algumas

alterações no exterior diferenciavam esta versão e o “restyling” posterior, nomeadamente, as cavas das rodas redondas, algumas aplicações em preto e as jantes “rostyle”.

A última geração do Midget afastou-se do espírito inicial do modelo. Isto porque para cumprir com os regulamentos americanos, passou a ter dois enormes pára-choques negros (chamados “rubber bumper” apesar de não serem feitos de borracha), o motor passou a ser o bloco usado pelo Triumph Spitfire (1493 c.c.) e a caixa de velocidades era oriunda do Morris Marina. Contas feitas, as quatro versões do MG Midget produziram quase 200 mil unidades ao longo de 19 anos (1961 a 1980), sendo hoje um dos veículos com mais procura por parte dos entusiastas da indústria automóvel inglesa. E convirá não esquecer que em Portugal dois MG Midget competiram no Campeonato de Portugal de Clássicos – Classe 1300, com António Paquete e Paulo Miguel, sempre com resultados assinaláveis, um pouco à imagem daquilo que acontecia em Inglaterra, onde havia um troféu MG Midget organizado pelo MG Car Club.

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