Clássicos Lancia Thema: Italian Job
Com a oferta de duas carroçaria, berlina de quatro portas e carrinha, o Lancia Thema era o fruto de uma associação entre o Grupo Fiat e a Saab para criar uma plataforma comum que desse origem a vários modelos do segmento médio/alto para lutar contra o domínio alemão da BMW e Mercedes, já que na época a Audi ainda não era um “major player” da indústria automóvel.
O carro tinha desenho da ItalDesign de Giorgetto Giugiaro enquanto a carrinha exibia assinatura Pininfarina. Aliás, a versão carrinha surgiu depois da Fiat aplicar uma estranha cobertura no lugar da quinta porta nos Fiat Croma (exatamente iguais ao Lancia em termos técnicos) utilizados como viaturas de assistência rápida no Campeonato Mundial de Ralis.
O Thema era produzido na fábrica de Mirafiori, enquanto o Thema Station Wagon era construída na unidade fabril da Pininfarina em Borgo San Paolo, arredores de Turim. O Thema veio recolocar a Lancia num patamar de onde estava afastada há algum tempo e, ao mesmo tempo, tentar fazer esquecer os problemas do Lancia Beta.
O Thema tinha o chassis e a carroçaria galvanizados e os materiais interiores eram se qualidade superior ao habitual nas realizações italianas.
O Lancia tinha como rivais de circunstância os outros modelos saídos desta aliança: Fiat Croma, Alfa 164 e Saab 9000. O Thema era conservador e o estilo não deixava transparecer as suas muitas qualidades. O habitáculo estava melhor acabado que o dos seus rivais, especialmente o Fiat e o Alfa Romeo, pois no caso do Saab as coisas equivaliam-se.
O problema do Thema é que o seu valor foi decrescendo e com a retirada da Lancia dos ralis mundiais, tudo ficou mais complicado. Bem servido de motores Em termos de motores, item onde o grupo Fiat sempre deu cartas, o Lancia Thema não estava nada mal servido: 2.0 8V (120 CV), 2.0 16V (146 CV), 2.0 Turbo 8V (166 CV), 2.0 Turbo 16V (150 CV e 205 CV), 2.9 V6 (150 CV), 3.0 V6 (175 CV), 2.5 TD (101 e 118 CV).
A cereja no topo do bolo era o Thema Ferrari com o motor do Ferrari 308 e que ficou conhecido como Thema 8.32. O bloco era um V8 de 3.0 litros com 215 CV que levava a berlina italiana até aos 240 km/h. Com a chegada dos catalisadores, essa potência desceu para os 205 CV, perdendo ligeiramente em aceleração, nomeadamente para a versão 2.0 Turbo, verdadeiramente explosiva. O equipamento de série era bastante completo e a pele inundou o habitáculo.O comportamento era muito bom, mesmo que o alargar de trajectória fosse uma constante devido ao muito peso colocado no eixo da frente. Preço proibitivo Com prestações de sonho, o Lancia Thema 8.32 ou Thema Ferrari como também era conhecido tinha um grave problema: os preços verdadeiramente proibitivos que a Lancia pedia. Hoje é um carro de colecção difícil de encontrar e com uma cotação ainda bastante elevada. Os restantes modelos são um problema, pois muitos deles foram tão maltratados que alguns não resistiram ao uso. Porém, ainda é possível encontrar alguns modelos em comercialização, especialmente o 2.0 Turbo,
cujo motor era igual ao Lancia Delta Integrale mas menos “venenoso”.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários