Clássicos Aston Martin DB4: Tipicamente ‘british”
Marca atualmente na moda, a Aston Martin tem um passado importante e dessa história faz parte, entre outros ilustres modelos, o DB4. O modelo foi apresentado no Salão de Londres no já longínquo ano de 1958 (mantendo-se em produção até 1963) e possuía algumas novidades interessantes em termos de mecânica.
O motor era um seis cilindros em linha com cabeça de duplo veio de excêntricos e uma cilindrada de 3,7 litros. Graças aos carburadores SU duplos (um para cada par de cilindros) debitava impressionantes 240 cv. Porém, tinha graves problemas de aquecimento que nunca foram ultrapassados, levando os proprietários ao desespero com as idas à oficina para trocar a junta da cabeça.
Na travagem, o Aston Martin DB4 estava generosamente equipado com discos nas quatro rodas oriundos da Girling e não da Dunlop como era regra na época. A suspensão dianteira era independente com triângulos unidos por rótulas e molas helicoidais. Atrás, reinava o conservadorismo: eixo rígido com paralelogramo de Watt.
As molas eram helicoidais, uma novidade na época em carros de série. A direção também inovava, pois ao invés de um sistema sem fim, utilizava um pinhão e cremalheira. Para agradar a todos os clientes, o DB4 era vendido com diferentes relações finais, uma para os ingleses (mais binário e menos velocidade de ponta), outra para os restantes europeus (um compromisso
entre as duas), uma pensada para os americanos (tornando-o mais lento) e finalmente uma relação final mais radical destinada aos clientes que queriam um carro com elevada velocidade de ponta.
O estilo e forma do DB4 tiveram origem em Itália nos ateliers da Carrozzeria Touring de Milão. Porém, o carro era construído na Grã-Bretanha.
Aliás, o DB4 foi o primeiro Aston Martin a ser produzido na famosa unidade de Newport Pagnell, no condado de Buckinghamshire.
Foram produzidas cinco versões do DB4, com algumas alterações que merecem referência, nomeadamente aros nos vidros das portas (o Mark I não os tinha) uma nova grelha no Mark IV e, a maior de todas, uma carroçaria
alongada e mais alta no Mark V para permitir maior habitabilidade.
A frente desta versão também foi modificada para se mostrar mais aerodinâmica, tendo servido de inspiração para o modelo seguinte, o DB5. Como curiosidade, para que a altura do DB4 não fosse alterada, os técnicos da Aston Martin reduziram o diâmetro das rodas e a altura dos pneus…
A marca chegou a produzir um descapotável, hoje um modelo raro e precioso se tiver um dos raríssimos hard top realizados pela Aston Martin para o modelo.
Foram apenas 70 as versões cabriolet produzidas num universo de 1110 DB4 construídos. Dentro da gama DB4, surgiram ainda os GT Zagato e o Lagonda Rapide, uma berlina de 4 portas ainda mais rara que os descapotáveis.
O Aston Martin DB4 possuía prestações de elevado nível: 224 km/h (relação final normal) e 0-100 km/h em menos de 10 segundos. Desde sempre é um carro procurado pelos colecionadores e o seu valor ronda, em alguns modelos, os 4 milhões de euros.
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