Citroën ë-C4 X destacou-se no teste dos 1000km face a concorrência de peso
Longas distâncias. Considerado por muitos o pior inimigo dos elétricos, pelas especificidades que estes veículos têm. Apesar de a grande maioria das pessoas percorrer por dia muito menos quilómetros do que a autonomia médias dos veículos elétricos atuais, muitos continuam a não olhar para os EV por acharem que estes restringem a sua liberdade. A Citroën tentou provar que tem a solução para isso.
A marca francesa optou por uma abordagem diferente ao escolher baterias de dimensões razoáveis, compactas, leves e acessíveis economicamente. Isso resulta em vantagens para os trajetos diários, onde uma bateria pesada seria uma desvantagem. Com uma capacidade de carregamento rápido de 100 kW e um motor eficiente, o ë-C4 X da Citroën demonstrou ser capaz de lidar bem com deslocações mais longas.
Para comprovar isso, a Citroën colaborou com o UTAC para realizar um teste de 1.000 km com o ë-C4 X e três concorrentes diretos: Renault Mégane e-Tech, Volkswagen ID 3 e MG 4. O resultado, divulgado pela marca, mostrou que o ë-C4 X foi o mais rápido, levando 11 horas e 57 minutos, enquanto os seus concorrentes demoraram de 14 a 67 minutos a mais para percorrer a mesma distância. Esses resultados foram atribuídos a um menor consumo de energia e a tempos de carregamento otimizados.
Modelo | Citroën ë-C4 X | MG 4 | Renault Mégane | Volkswagen ID 3 |
Bateria (capacidade) | 54 kWh | 64 kWh | 60 kWh | 58 kWh |
Autonomia WLTP (ciclo misto) | 420 km | 435 km | 450 km | 425 km |
Peso | 1.603 kg | 1.694 kg | 1.670 kg | 1.790 kg |
Thierry Koskas, CEO da Citroën, afirma que o teste realizado com o UTAC valida as escolhas estratégicas da empresa, destacando a eficácia das baterias de dimensões razoáveis, que oferecem uma autonomia superior a 400 km, reduzem custos e consumos, e permitem viagens longas sem preocupações, graças à eficácia do carregamento rápido.
Os modelos foram testados ao longo de dois dias, em condições climatéricas idênticas, seguindo o mesmo protocolo:
• Condução a uma velocidade estabilizada de 120 km/h no anel de alta velocidade do circuito.
• No início do teste, o veículo é carregado a 100% do Estado de Carga (SoC) da bateria.
• A condução é interrompida quando a bateria atinge um nível de carga de 10%.
• O veículo é, então, recarregado até aos 80%. Os carregamentos foram alternados entre uma estação de carregamento de 100 kW e uma estação de carregamento de 50 kW, de acordo com a capacidade disponível no local.
• Esta sequência de condução e carregamento é repetida até se atingir a distância total de 1.000 km.
Citroën ë-C4 X | Concorrente 1 | Concorrente 2 | Concorrente 3 | |
100 | 19,6 | 20,2 | 21,1 | 23,3 |
200 | 19,4 | 20,2 | 20,6 | 23,1 |
300 | 19,4 | 20,3 | 20,7 | 23,0 |
400 | 19,4 | 20,4 | 20.7 | 23,0 |
500 | 19,5 | 20,6 | 20,9 | 23,1 |
600 | 19,6 | 21,0 | 21,0 | 23,1 |
700 | 19,8 | 21,3 | 21,0 | 23,2 |
800 | 20,0 | 21,6 | 21,3 | 23,3 |
900 | 20,1 | 21,8 | 21,5 | 23,3 |
1000 | 20,2 | 21,9 | 21,6 | 23,4 |
Resumo | tempo total de rodagem | 8h52 | 9h05 | 8h53 | 8h58 |
tempo total de carga | 3h05* | 3h59 | 3h28 | 3h26 | |
tempos totais para efetuar 1.000 km | 11h57 | 13h04 | 12h11 | 12h24 | |
* tempos recalculados para que os 3 modelos estejam em ISO condições na utilização das estações de carregamento de 50 kW e 100 kW |
O ë-C4 e o ë-C4 X foram concebidos para se adaptarem tanto ao quotidiano como a viagens mais longas. Para além do conforto nas deslocações curtas do dia a dia, o ë-C4 possui todas as caraterísticas essenciais para que os clientes possam viajar com tranquilidade, mesmo em longas distâncias:
- Dimensões e peso da bateria compactos, o que leva a um consumo de energia razoável.
- Tempos de carregamento otimizados devido à capacidade de carregar a uma taxa rápida de 100 kW, com uma curva de carregamento otimizada.
- Melhoria do consumo elétrico graças a uma bomba de calor, à integração de um sensor higrométrico e à otimização do sistema de transmissão.
- Motor elétrico eficiente.
- Tratamento aerodinâmico, incluindo a asa traseira (spoiler), a carenagem da parte inferior da carroçaria, pneus de baixa resistência ao rolamento.
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