Citroën C4 Cactus ‘Rip Curl’
Leque completo de equipamento e postura (ainda) mais aventureira caracterizam a série especial C4 Cactus ‘Rip Curl’, virado para o surf, a aventura e filmado em… Portugal!
A Citroën acaba de lançar no nosso país uma versão especial do C4 Cactus com a chancela da ‘Rip Curl’. A associação com a popular marca de vestuário australiana, muito aclamada pelos surfistas, foi apresentada mundialmente no último Salão Automóvel de Genebra, caracterizando-se ainda por estrear no modelo a função Grip Control.
Ao influenciar o sistema ESP que gere a aderência das rodas dianteiras com cinco modos (‘Standard’, para estradas ‘normais’; ‘Areia’, até 120 km/h, forçando uma derrapagem simultânea das rodas da frente; ‘TT, até 180 km/h, atuando como um diferencial de deslizamento limitado e transferindo o binário máximo para a roda de maior aderência; ‘Neve, até 50 km/h, adaptando cada roda motriz às condições de aderência encontradas; e ‘Off’, a partir dos 50 km/h, desativando por completo o ESP) de condução distintos que se adaptam ao estado do piso, o ‘Grip Control’ dá deste modo um maior poder de tração ao Cactus, atuando em uníssono com os pneus Goodyear 205/50/R17 89V específicos para lama e nevoeiro que são disponibilizados nesta versão ‘Rip Curl’.
Disponível com duas motorizações – 1.2 PureTech 110 S&S CVM a gasolina e o Diesel 1.6 BlueHDI 100 S&S CVM, ambos com caixa manual, os preços oscilam entre os 22.007€ para o primeiro e os 24.607€ do segundo, já com muitos dos equipamentos da versão de topo – Shine – que lhe serve de base. A esta acrescenta outros elementos como o adesivo ‘Rip Curl’ específico nos pilares traseiros e no guarda-lamas dianteiro; elementos de proteção da carroçaria à frente e atrás em cinzento alumínio; barras de tejadilho e conchas dos retrovisores em branco; cintos de segurança específicos e frisos dos altifalantes na cor laranja; e tapetes adicionais com pespontos na mesma cor.
A Citroën propõe uma palete composta por cinco tonalidades para a carroçaria do modelo, enquanto os ‘Airbumps’ que protegem as portas podem ser personalizados recorrendo a um leque de outras quatro cores.
Incluídos de série estão a ajuda ao estacionamento traseiro, o ar condicionado automático, o tejadilho panorâmico e o sistema de navegação no ecrã táctil de 7’’, entre outros. O filme publicitário (http://bit.ly/1UG3ccR) foi realizado em Portugal, e nele podem ver-se imagens da zona da Expo, em Lisboa, e da Arrábida, em Setúbal, com o surfista francês Vicent Duvignac como protagonista.
PREÇOS:
1.2 PureTech 110 S&S CVM (Gasolina): a partir de 22.007€
1.6 BlueHDI 100 S&S CVM (Diesel): a partir de 24.607€
André Bettencourt Rodrigues
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários