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Citroën C3: A nova era, focada na eletrificação

By on 7 Junho, 2024

O C3 da Citroën é um dos pilares da oferta da marca francesa, que agora inicia uma nova era, com a quarta geração. Um visual completamente diferente, abandonando as linhas que definiram o C3 desde a sua chegada, com um foco na eletrificação acessível.

Desde a sua primeira geração em 2002, o C3 vendeu mais de 5,6 milhões de unidades e representa 29% das vendas da Citroën na Europa, dominando 11% do mercado europeu do segmento B nos últimos anos.

Para esta quarta geração a Citroën pretende oferecer conforto, facilidade de uso elétrico, alto nível de equipamento e excelente relação qualidade-preço, sendo fabricado na Europa. O ë-C3 marca um novo capítulo para a Citroën, que se reinventa para tornar a mobilidade elétrica mais acessível. Este é o primeiro hatchback totalmente elétrico do segmento B, concebido e fabricado na Europa, visando oferecer os benefícios da mobilidade com emissões zero a um preço acessível.

O novo ë-C3 100% elétrico da Citroën possui bancos Citroën Advanced Comfort®, mais acolhedores e oferecem excelente suporte. Com 1,57 m de altura, o ë-C3 oferece mais espaço para a cabeça e uma posição de condução elevada, proporcionando maior visibilidade e sensação de segurança. O interior é mais espaçoso em quase todos os aspetos, com mais espaço para os cotovelos e joelhos dos passageiros, além de uma capacidade de bagagem de 310 litros.

O modelo também oferece várias áreas de armazenamento e características práticas, como a modularidade 60:40 dos bancos traseiros. Com uma distância ao solo de 163 mm, o ë-C3 facilita entradas e saídas e oferece uma condução segura em terrenos urbanos.

ë-C3 é a estrela

Trata-se da nova geração do C3, mas a Citroën tem apontado os holofotes ao ë-C3 100% elétrico. Construído sobre uma plataforma BEV eficiente da Stellantis, possui uma bateria LFP de 44 kWh que oferece uma autonomia de até 320 km WLTP. Com carregamento rápido de 100 kW, a bateria vai de 20% a 80% em 26 minutos. O carregamento normal em corrente alternada (AC) demora cerca de 4h10 com 7 kW ou 2h50 com 11 kW.

Equipado com um motor de 83 kW (113 CV), o ë-C3 acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 11 segundos, com uma velocidade máxima de 135 km/h. Os condutores podem usar a aplicação e-ROUTES para planear rotas, monitorizar o estado da bateria e acessar dados de carregamento em tempo real. A App MyCitroën permite gerir horários de carregamento, pré-aquecer ou pré-arrefecer o veículo, e verificar a localização do carro.

A opção “Connect Plus” oferece ferramentas adicionais, como a Citroën e-ROUTES e a função E-Remote, para facilitar a experiência de condução e carregamento. O veículo emparelha automaticamente com a App e-ROUTES após os proprietários inserirem os seus dados na conta MyCitroën.

Conforto a toda a prova

O Citroën ë-C3 100% elétrico pretende ser uma porta de entrada para a eletrificação, sem abdicar do equipamento e, acima de tudo, do conforto. O C-Zen Lounge, apresenta um painel horizontal dividido em dois níveis: uma secção técnica superior e uma secção acolhedora inferior em tecido “Sofa Design”. O painel de instrumentos tradicional foi substituído por um novo Citroën Head-Up Display, que exibe informações essenciais diretamente no campo de visão do condutor.

O volante multifunções é compacto e ajustável, não obstruindo o display. O painel central possui uma tela de infotainment de 10,25 polegadas inclinada para o condutor, e o “My Citroën Play com Smartphone Station” permite acesso fácil a música, chamadas e navegação. A secção “Sofa Design” do painel acrescenta conforto e um caráter caloroso ao interior.

Pela primeira vez na história do C3, a Citroën equipa todas as versões do novo ë-C3 100% elétrico com suas inovadoras Suspensões Citroën Advanced Comfort® como equipamento padrão. Os Batentes Hidráulicos Progressivos® proporcionam uma sensação única de conforto na estrada, semelhante a uma “viagem num tapete mágico”. Esses batentes permitem aos engenheiros ajustar a suspensão do ë-C3 para oferecer conforto em pisos irregulares, com dois batentes por conjunto mola-amortecedor, um para compressão e outro para extensão. O sistema opera em duas fases: para movimentos leves, a mola e o amortecedor funcionam juntos, e para impactos maiores, os batentes hidráulicos entram em ação, abrandando gradualmente o movimento e eliminando solavancos. Ao contrário de batentes mecânicos, os hidráulicos absorvem e dissipam a energia, proporcionando uma condução mais suave.

Conectividade avançada

O novo Citroën ë-C3 100% elétrico oferece avançadas opções de conectividade e infotainment, priorizando a facilidade de uso e funcionalidades inteligentes. Existem dois níveis de sistema de infotainment:

  1. MY CITROËN PLAY COM SMARTPHONE STATION: Padrão na versão YOU, inclui suporte para smartphone com NFC para aceder ao telefone, rádio, navegação e música via uma aplicação dedicada. Controlos no volante e um botão “Home” garantem uma experiência intuitiva. Aqui, o seu telemóvel passa a controlar as funcionalidades do carro.
  2. MY CITROËN DRIVE COM TOUCHSCREEN DE 10,25’’: Padrão na versão Max, apresenta uma tela central a cores de 10,25 polegadas com atalhos virtuais para navegação, telefone, rádio e multimédia, além de WiFi e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto.

Os clientes podem utilizar a conta MyCitroën para acessar serviços conectados. O “Connect One” gratuito oferece e-Call, assistência, telemanutenção e manual digital. O “Connect Plus” (pago após um ano) fornece informações de trânsito em tempo real e visualização 3D da cidade. Ambos os sistemas são compatíveis com a aplicação Citroën e-ROUTES.

Assistentes de condução

O novo Citroën ë-C3 100% elétrico inclui diversas tecnologias de assistência à condução:

  • Active Safety Brake: Travagem de emergência entre 5 e 135 km/h para evitar colisões.
  • Active Lane Departure Warning System: Mantém o veículo na faixa, corrigindo a direção entre 60 e 180 km/h.
  • Driver Attention Alert: Alerta o condutor sobre trajetórias inadequadas e sugere pausas após 2 horas de condução contínua.
  • Speed Limit Recognition: Exibe limites de velocidade no Head-up Display, usando dados de navegação e sinais temporários.
  • Electric Parking Brake (EPB): Aciona-se automaticamente ao desligar o motor e libera-se ao acelerar, com assistência em inclinações.
  • Intelligent Beam Headlights: Alterna automaticamente entre feixes altos e baixos ao detetar veículos no sentido contrário.
  • Rear Parking Sensors: Avisam sobre obstáculos durante manobras de ré, com câmara traseira ativada para visão no ecrã a cores de 10,25 polegadas (quando instalado).

Duas versões, para escolha simplificada

O novo Citroën ë-C3 100% elétrico, pode ser adquirido com preços a partir de 23.300 euros. A Citroën simplificou a escolha para os clientes com duas versões bem equipadas: You e Max. A versão You inclui faróis LED, sistema de travagem de emergência, sistema de infotainment My Citroën Play, e mais. A versão Max acrescenta rodas de liga leve, pintura bi-tom, ecrã tátil de 10,25 polegadas, bancos Citroën Advanced Comfort® e outras funcionalidades premium. Em 2025, uma versão com 200 km de autonomia será lançada por 19.990 euros, reforçando a gama de produtos da Citroën no mercado europeu e o seu programa de eletrificação acessível.

E para quem ainda não quer um 100% elétrico?

Para quem pretende motores térmicos, os preços começam a partir de 14.990 euros para o motor 1.2 a gasolina com 100 cv e caixa de velocidades manual. Prevê-se que as entregas comecem no verão de 2024, com a versão Hybrid 100 a estar disponível no final do ano.

O novo C3 introduz um grupo motopropulsor híbrido juntamente com o motor 1.2L Turbo, marcando a primeira vez que a Citroën oferece tecnologia híbrida neste modelo. A versão Hybrid 100 utiliza a tecnologia Hybrid 48V, combinando uma bateria de iões de lítio de 48V, um motor a gasolina de 3 cilindros com 100 cv e um motor elétrico de 21 kW integrado na caixa de velocidades de dupla embraiagem ë-DCS6. Este sistema híbrido reduz o consumo e as emissões em cerca de 10% em relação à versão a gasolina, com emissões de CO₂ de 117g/km no ciclo misto WLTP. Além disso, em caso de acelerações fortes, o motor elétrico fornece 9 kW suplementares para uma aceleração dinâmica. O motor 1.2L Turbo a gasolina, associado a uma caixa manual de 6 velocidades, oferece fiabilidade e desempenho com emissões reduzidas (objetivo de 126g de CO2 no ciclo misto WLTP).

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