Cinco coisas que tem de saber sobre o novo Lexus RZ que está prestes a chegar
O primeiro automóvel da Lexus concebido de raiz para ser um modelo totalmente elétrico está prestes a chegar ao mercado. Mas há cinco coisas que a marca de lhe quer contar sobre esta nova aposta.
Depois de diversos anos a ganhar experiência no mundo da eletrificação através dos sistemas híbridos, e de um UX 300e que serviu praticamente de aperitivo para uma nova era, a Lexus está prestes a trazer para o mercado o seu novo RZ, o primeiro modelo da marca desenvolvido de raiz com esta finalidade. Enquanto isso não acontece, a Lexus tem cinco coisas para lhe dizer sobre o seu novo modelo.
A visão “Lexus Electrified” ganha forma. Como cerne da visão “Lexus Electrified” está a necessidade de oferecer modelos com sistema eletrificados – algo que a Lexus está empenhada em oferecer em todas as suas gamas até 2035. Mas a Lexus também reconhece a necessidade de criar veículos inteiramente novos que ultrapassem os limites daquilo que os automóveis elétricos têm para oferecer.
Como destaque, o RZ 450e apresenta um visual inovador, por dentro e por fora. Ao substituir a tradicional grelha frontal por uma solução de desenho semelhante mas fechada, o design exterior do RZ exprime uma estética que introduz uma nova geração de estilo para a Lexus. O spoiler de tejadilho dá continuidade à linha da carroçaria, melhorando a aerodinâmica e, como não há motor para arrefecer, o capot pode ficar mais baixo, ajudando a obter uma silhueta especialmente elegante.
A condução característica de um Lexus, mas com motor elétrico. De longe, o maior desafio que a Lexus enfrentou na conceção de um novo automóvel elétrico foi o de proporcionar a experiência ‘Lexus Driving Signature’ com um sistema inteiramente elétrico. O Lexus RZ 450e de 2023 cumpre exatamente isso. Com um posicionamento perfeito da bateria e do motor, o RZ alcança a melhor distribuição de peso para uma maior capacidade de resposta. A traçãoàs quatro rodas DIRECT4 controla a força de tração dianteira e traseira de acordo com as condições de condução para uma sensação serena conhecida como “The Natural”.
Além disso, o novo sistema eAxle (eixo eletrónico) também melhora a experiência da ‘Lexus Driving Signature’, ao integrar o motor, a transmissão e o inversor para uma maior autonomia e espaço no interior.
Um interior elegante, focado no condutor. Um veículo de luxo nunca está completo sem um interior de bom gosto. No Lexus RZ 450e, o minimalismo é a característica que o define, removendo a “confusão” para maximizar a amplitude e a tranquilidade. Há uma sensação de amplitude à medida que a luz natural brilha através do tejadilho panorâmico.
Através de um design inteligente, o tablier atrai os olhos do condutor para a frente e reduz o seu movimento para uma experiência de condução mais tranquila. Finalmente, materiais de origem sustentável amplificam a mensagem mais amiga do ambiente que é fulcral para a visão ‘Lexus Electrified’.
Nova geração de automóveis, novo patamar de segurança. O luxo exige mais paz de espírito, o que, por sua vez, requer dispositivos de segurança. É por isso que a Lexus adotou uma abordagem centrada no utilizador para melhorar a tecnologia de segurança já bastante avançada do RZ 450e. Juntamente com o sistema de segurança LSS+ 3.0, os sistemas de monitorização do condutor incluem um completo conjunto de sistemas, tais como o de pré-colisão, destinado a alertar os condutores em caso de distração ou sono, baseado na frequência com que desviam o olhar da estrada. Além disso, este sistema tem também a capacidade de trabalhar em conjunto com o Dynamic Radar Cruise Control, ajustando automaticamente a distância entre o RZ e o veículo que viaja na frente.
Além disso, como parte do sistema de monitorização do condutor, o Alerta de Saída da Faixa de Rodagem utiliza duas técnicas para ajudar a evitar que o veículo saia da sua faixa de rodagem – ou alertando o condutor e atuando diretamente na direção. Em caso de emergência, o Emergency Driving Stop System foi concebido para determinar se o condutor já não tem capacidade de controlar o veículo e pode conduzi-lo quando o Lane Trace Assist estiver ativo, levando o carro a uma paragem suave. Para complementar, o veículo dispõe de ainda de um sistema de estacionamento avançado, que auxilia o estacionamento sem termos de tocar no volante, seja num estacionamento de frente, paralelo ou de marcha-atrás.
O som de uma nova era. Como soa o futuro? Sem um motor de combustão, os automóveis elétricos naturalmente silenciosos, mas o feedback auditivo é uma parte importante de uma boa experiência ao volante. Para manter o prazer de condução, os engenheiros da Lexus desenvolveram e produziram um som original. Combinando frequências com a velocidade do veículo, o diálogo entre o condutor e o veículo é preservado, e o condutor permanece informado da sua aceleração.
O vidro acústico junto dos bancos dianteiros e traseiros também ajuda a suprimir ruídos externos indesejáveis para que os condutores possam permanecer concentrados na acústica do veículo – a menos, claro, que seja a altura certa para a música. Nesse caso, o RZ 450e também conta com um novo sistema multimédia recentemente lançado noutros modelos. E, com comandos de voz, os condutores podem controlar o ecrã táctil de 14 polegadas e navegar facilmente pela coleção de música nos seus dispositivos favoritos.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários