Chassis GSE da Opel: Preciso, dinâmico, mas ainda confortável
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No passado da Opel a sigla GSe significava versões desportivas, mas a Opel fez algo muito inteligente: recuperou a mesma sigla, mas ‘transformou-a’ de Grand Sport Einspritzung para Grand Sport Electric. Os modelos ‘GSe’ vão sofrer alterações na dinâmica, com o trabalho a incidir especialmente na suspensão, 10 mm mais baixa, com molas específicas e amortecedores Koni FSD (Frequency Selective Damping).
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Os novos Opel Grandland GSe, Astra GSe, Astra Sports Tourer GSe serão equipados com os chassis GSe, com tecnologia KONI FSD para um equilíbrio ideal entre dinâmica e conforto.
Com a nova calibração da direção pretende-se maior precisão ao centro para uma melhor perceção da estrada. Para um puro prazer de condução, o chassis e direção serão otimizados em todas as variantes do Grandland.
Para os Opel Astra GSe, Astra Sports Tourer GSe e Grandland GSe, Christian Hartweg e a sua equipa de engenheiros desenvolveram uma afinação única de chassis e direção.
Mas os engenheiros de Rüsselsheim não trabalharam apenas nos modelos GSe, uma vez que todas as outras variantes do SUV Opel Grandland beneficiam agora de otimizações adicionais do chassis e da direção, em nome de uma experiência de condução característica, direta e estável que é típica da Opel.
Preciso, dinâmico, mas ainda confortável: Chassis GSe com tecnologia FSD
“O nosso objetivo era claríssimo”, afirma Hartweg: “Os modelos GSe devem oferecer o equilíbrio ótimo entre conforto de condução e comportamento orientado para a performance, em conjunto com a responsabilidade pelo futuro”. A equipa de engenharia trabalhou nos equilibrados chassis dos modelos Astra e Grandland e elevou-os a um nível mais desportivo e dinâmico. Os trunfos mais importantes neste processo são os grupos propulsores eletrificados, híbridos plug-in, e o chassis, que estão totalmente adaptados à performance superior.
No caso do Grandland GSe, isto traduz-se numa potência combinada de 300 cv (consumo de combustível de acordo com WLTP[1]: 1,2 l/100 km; emissões de CO2 28-27 g/km; combinado, ponderado) e numa aceleração de 0 a 100 km/h, líder na sua classe, em apenas 6,1 segundos, em conjunto com a confiança adicional proporcionada pela tração elétrica às quatro rodas. Nas variantes do Astra GSe, o propulsor eletrificado produz 225 cv de potência combinada (consumo de combustível de acordo com WLTP1: 1,2-1,1 l/100 km; emissões de CO2 26-25 g/km) e um poderoso binário de 360 Nm.
O caráter desportivo dos modelos Opel GSe é evidente a partir do design exterior arrojado e puro. “O Astra GSe é imediatamente reconhecível pelo ‘design’ específico da secção dianteira e pela sua postura mais desportiva, com chassis rebaixado em 10 milímetros”, diz Hartweg. “Oferecem muito prazer de condução. Nas curvas, os modelos GSe proporcionam muita aderência à estrada e são muito estáveis, podendo ser conduzidos de uma forma muito dinâmica, mas também muito confortável”.
Isto é possível graças às molas e amortecedores especiais com tecnologia KONI FSD (Frequency Selective Damping) que são utilizados no chassis GSe. Dependendo da situação, das condições da superfície da estrada e do estilo de condução, esta tecnologia permite diferentes características de amortecimento para um rolamento confortável em frequências altas – ou seja, com impactos breves tais como em calçadas ou sobre tampas de esgoto – bem como para um estilo de condução desportivo e dinâmico com um contacto mais direto com o piso em baixas frequências. Os modelos de topo de gama respondem de uma forma ainda mais imediata e direta a qualquer comando do condutor e, como é típico da Opel, permanecem estáveis ao travar, ao curvar e ao circular a alta velocidade na Autobahn. “Os amortecedores têm uma válvula adicional e um segundo circuito hidráulico”, explica o engenheiro. “O automóvel consegue ser ainda mais confortável ou mais desportivo, dependendo se a válvula está aberta ou fechada. GSe significa ‘Grand Sport electric’ – uma dinâmica de condução desportiva com a mais recente tecnologia híbrida ‘plug-in’. O prazer de condução nunca foi tão inteligente”!
Mais desportivo, mais responsivo, mais harmonioso: Nova afinação para todas as variantes do Grandland
O desenvolvimento adicional do chassis e da direção não se limitou apenas aos modelos GSe. Isto porque todas as variantes do Grandland beneficiam de otimizações, tendo os seus amortecedores e sistema de direção sido também reconfigurados. Os engenheiros aumentaram a força de amortecimento na gama de baixa velocidade do pistão e reduziram-na nas gamas de média e alta velocidade a fim de assegurar o máximo conforto, mesmo quando confrontados com irregularidades na estrada. Graças a estes ajustes, o Grandland conduz-se de forma equilibrada, firme e confortável.
A direção foi recalibrada e desta forma, todos os novos modelos Grandland oferecerão a experiência de condução tipicamente desportiva e confortável da Opel, proporcionando um feedback direto e preciso ao condutor.
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