Centro de impressão 3D da Ford na Europa já está a produzir componentes
A Ford já inaugurou o seu Centro de Impressão 3D na Europa, que inclui doze enormes impressoras e vai prestar apoio à produção do primeiro veículo 100% elétrico da marca a ser construído na Europa.
Com o início da produção previsto para o final deste ano na fábrica de Colónia, o primeiro modelo 100% elétrico de grande volume da Ford na Europa vai utilizar componentes impressos em 3D, sendo que já há doze impressoras a produzir diversas ferramentas e muitos desses mesmos componentes.
Entre as mais variadas impressões podem estar componentes de plástico e metal, desde peças com apenas alguns centímetros de comprimento e cerca de 30 gramas de peso a outras que podem medir até 2,4 metros de comprimento, 1,2 metros de largura e um de largura com 15 quilos de peso.
“Produzimos principalmente ferramentas e acessórios para as nossas áreas de fabrico de Colónia”, referiu Nurah Al-Haj-Mustafa, Engenheiro da Ford para Impressão 3D. “Cada peça pode ser absolutamente única. No entanto, cada impressão é igual em termos de qualidade e propriedades”.
Para além da flexibilidade, a impressão 3D permite também poupar tempo e dinheiro na produção de pequenas quantidades: até 80% em comparação com o processo convencional de moldagem por injeção, em que a produção do respetivo molde é muito complexa. Há, também, que considerar o fator sustentabilidade; a impressão em 3D requer significativamente menos material, para além de que os grânulos triturados podem ser reutilizados. A equipa de Fabrico e Materiais do Centro de Investigação e Inovação da Ford, em Aachen, está atualmente a trabalhar num projeto-piloto para a reciclagem de granulado para impressão 3D.
O processo de impressão 3D já existe há bastante tempo nas instalações Ford de Colónia. Ainda durante os anos 90, os engenheiros do centro de desenvolvimento de Merkenich começaram a imprimir em 3D componentes para veículos de teste e protótipos. A Ford estabeleceu os padrões nesta área de produção complementar. Em 2019, por exemplo, o Centro de Investigação e Inovação da Ford conseguiu produzir a maior peça metálica de sempre fabricada por impressão 3D: um coletor de admissão em alumínio para o motor de uma Ford F-150 transformada pelo lendário piloto Ken Block.
0 comentários