CCGT GT1: O Koenigsegg que quase foi a Le Mans
A Koenigsegg fez o que pouco achavam possível. Impor-se no mundo dos hipercarros e ganhar uma posição de força e de respeito. A história que começou em 1994, quando Christian von Koenigsegg deu asas ao seu sonho de criar um carro de sonho. Desde então o sucesso tem falado mais alto, mas uma passagem por Le Mans esteve quase a acontecer.
Lançado no Salão Automóvel de Genebra em 2007, o CCGT foi originalmente desenvolvido para participar na série 24 Horas de Le Mans, em conformidade com os regulamentos então em vigor. O Koenigsegg CCGT surgiu como um projeto paralelo que era trabalhado quando havia tempo disponível na engenharia e construção dos carros de produção. O CCGT foi baseado num Koenigsegg CCR com alguns elementos do modelo CCX, enquanto a equipa se certificava de que o carro cumpria os regulamentos de uma das categorias de corrida mais interessantes da altura: a Classe GT1.
O CCGT pesava menos de 1.000 kg sem lastro, gerava mais de 600 kg de apoio aerodinâmico e tinha mais de 600 cv disponíveis no seu motor V8 de 5,0 litros e 32 válvulas normalmente aspirado, sendo o máximo limitado. A potência chegava às rodas traseiras através de uma embraiagem de disco duplo AP-Racing e de um eixo de transmissão sequencial em magnésio Koenigsegg/Cima, O chassis em fibra de carbono coberto por uma carroçaria de dois lugares em fibra de carbono/Kevlar que incorpora uma rollcage completa homologada pela Koenigsegg-ME-Racing. Mas apenas dois meses depois de a Koenigsegg ter iniciado os primeiros testes, o ACO e a FIA alteraram os regulamentos para a classe GT1. As monocoques de carbono deixaram de ser permitidos e os números mínimos de produção passaram de um total de 20 carros ao longo de vários anos para 350 carros por ano. Isso acabou com o sonho de correr na classe GT1 depois de apenas um CCGT ter sido concluído.
The one-off Koenigsegg GT1 racer sold for a whopping £3.3 million at Bonhams’ Festival of Speed Sale. The CCGT was made for Le Mans but was banned before it could race. Would this make it into your dream garage? #gwoverdrive #Koenigsegg @bonhamscars pic.twitter.com/6kdeX6HUom
— Goodwood FOS (@fosgoodwood) August 22, 2023
Foto: bonhams.com
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários