CATL revelou bateria LFP com autonomia de 1000 km
Os fabricantes de baterias têm em mãos a tarefa de criar produtos que permitam mais autonomia. Foi apresentada uma bateria Lítio Ferro Fosfato da CATL com autonomia de 1000 km.
O fator limitante da mobilidade elétrica, as baterias, começam aos poucos a apresentar soluções que permitem mais autonomia e menor impacto no ambiente. A CATL conseguiu isso com uma nova bateria de Lítio Ferro Fosfato com autonomia para 1000 km.
CATL, sigla para Contemporary Amperex Technology Co. Limited, é uma empresa chinesa líder mundial no desenvolvimento de baterias para o setor automóvel. A sua liderança no mercado veio com as baterias de iões de lítio, que equipa a maioria dos carros elétricos da atualidade, mas apresentou agora uma solução que pode ser importante para a mobilidade elétrica a curto prazo.
O que são as baterias Lítio Ferro Fosfato?
As baterias de estado sólido continuam a ser o grande objetivo, mas as baterias de Lítio Ferro Fosfato parecem ser um passo intermédio que pode assegurar uma maior competitividade dos elétricos.
As baterias de Lítio Ferro Fosfato (LiFePO4) estão a transformar o mercado de baterias com uma série de vantagens significativas em comparação com as baterias de Iões de lítio tradicionais. Essas vantagens incluem maior segurança, vida útil mais longa e melhor desempenho.
A segurança é um destaque, pois o LiFePO4 é intrinsecamente seguro, com menor risco de explosão ou incêndio em situações adversas. Além disso, são mais tolerantes a altas temperaturas. A vida útil prolongada é outro ponto forte, suportando milhares de ciclos de carga e descarga com baixa taxa de autodescarga.
Em termos de desempenho, as baterias LiFePO4 oferecem eficiência de carga e descarga superior, com capacidade de fornecer alta corrente de descarga. Também são mais leves e ecologicamente mais amigas do ambiente, sem metais pesados.
Quais as desvantagens?
Apesar de terem desvantagens como custo mais elevado e menor densidade de energia, as vantagens das baterias LiFePO4 são frequentemente superiores, tornando-se uma aposta nesta fase. A BYD já equipa os seus modelos com baterias deste tipo e agora a CATL apresentou uma bateria com autonomia para 1000 km. Quatro modelos de automóveis utilizam a atual geração de baterias da Shenxing, com uma autonomia de 700 km, e mais de 50 modelos serão equipados com esta bateria até ao final do ano. Esta nova bateria pode ser um trunfo para a CATL e, por conseguinte, para as fabricantes que recorrem aos serviços da gigante chinesa.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários