Castrol: 125 anos de história, olhando para o futuro
125 anos de história. É algo de que poucos se podem orgulhar. A Castrol celebra o 125º aniversário, olhando para o futuro.
A Castrol foi fundada por Charles “Cheers” Wakefield com o nome de “CC Wakefield & Company”. Em 1899, Charles deixou um emprego na Vacuum Oil para iniciar um novo negócio de venda de lubrificantes para comboios e maquinaria pesada.
No início do novo século, a empresa começou a desenvolver lubrificantes para motores de automóveis e aviões, que necessitavam de óleos suficientemente fluidos para funcionarem a frio no arranque e suficientemente espessos para continuarem a funcionar a temperaturas muito elevadas. Os investigadores de Wakefield descobriram que a adição de uma medida de óleo de rícino, um óleo vegetal produzido a partir de sementes de rícino, era suficiente. Chamaram ao novo produto “Castrol”.
Tendo ajudado a criar um novo tipo de óleo para motores, CC Wakefield foi pioneiro num novo método para fazer com que os clientes dessem atenção ao produto: o patrocínio. O nome Castrol aparecia em faixas e bandeiras em eventos competitivos de aviação, corridas de automóveis e em tentativas de bater o recorde de velocidade terrestre.
Em 1960, o nome do óleo para motores já tinha praticamente eclipsado o nome do fundador da empresa, que era um homem de grande dimensão, pelo que a “CC Wakefield& Company” passou a ser, simplesmente, Castrol Ltd.
Em 1966, a Burmah Oil Company comprou a Castrol e, em 2000, a Burmah-Castrol foi adquirida pela BP
A Castrol, líder em lubrificantes e parte do grupo BP, comemora o seu 125º aniversário em 2024, revelando uma nova estratégia ousada chamada “Onward, Upward, Forward”. Esta estratégia visa atender às necessidades em evolução dos clientes e abraçar a inovação em três áreas principais:
- Onward: Promover soluções de mobilidade mais eficientes, utilizando tecnologias inovadoras e adotando princípios de circularidade.
- Upward: Auxiliar clientes industriais a melhorar o desempenho e eficiência de suas operações, com foco na indústria automobilística, de máquinas, robótica, aeroespacial e de energia eólica.
- Forward: Explorar oportunidades de crescimento progressivo, incluindo soluções digitais, serviços “end-to-end”, refrigeração de centros de dados e gestão térmica de baterias.
A empresa já está implementando esta estratégia, investindo nos seus centros de tecnologia global, lançando produtos como Fluidos para Veículos Elétricos Castrol ON e colaborando em pesquisa com instituições como o MIT Media Lab.
A estratégia também se concentra em iniciativas “circulares”, como a reutilização de óleos-base, e estabelece parcerias para oferecer serviços de lubrificação que promovam a eficiência e a sustentabilidade.
Michelle Jou, CEO da Castrol, destaca o compromisso da empresa em acelerar o progresso dos clientes e prepará-la para o futuro, enquanto Silvia Barata, Presidente da bp em Portugal, enfatiza o sucesso da implementação da estratégia e o seu impacto positivo nos clientes.
Silvia Barata, Presidente da BPem Portugal: “A Castrol, presente no mercado Português há várias décadas, teve sempre um elevado reconhecimento por parte dos nossos clientes em termos de qualidade, desempenho e liderança tecnológica. Lubrificantes como o Castrol GTX e o Castrol EDGE, tornaram-se icónicos no mercado nacional e contribuíram decisivamente para a elevada notoriedade e prestigio da nossa marca. A celebração dos 125 anos da Castrol, não só comemora um passado de sucesso mas também define um rumo para o futuro. A nossa estratégia “Onward, Upward, Forward” está a ser implementada com enorme sucesso, e reflete o compromisso da Castrol em acelerar o progresso dos nossos clientes, ajudando-os a enfrentar os novos desafios nas áreas da mobilidade, sustentabilidade e eficiência energética, entre outros.”
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários