Carros pequenos estão em vias de extinção
Os tempos do sucesso de venda dos carros pequenos já lá vai e agora são os SUV que dominam o mercado. Os números não deixam margem para dúvida e, por exemplo, no ano passado, foram vendidos 698 858 minicarros, contra 1,2 milhões em 2017. Durante este período, a Citroën, a Peugeot, a Ford e a Opel abandonaram o segmento.
Basta olhar para as nossas estradas para entender o fenómeno de popularidade dos SUV. Os carros mais pequenos são agora cada vez menos vendidos. Carros como o Citroën C1, o Peugeot 108 e o Smart ForFour foram retirados do mercado em 2022, juntando-se a nomes que inclui o Skoda Citigo, o Seat Mii, o Ford Ka, o Opel/Vauxhall Adam, o Opel Karl, entre outros. Os minicarros agora equivalem a apenas 3.1%. Os veículos pequenos (Renault Clio, Dacia Sandero, Peugeot 208, Opel Corsa, entre outros) equivalem a 6,4% das vendas e os compactos (VW Golf, Toyota Corola, Skoda Octavia, Ford Focus, Peugeot 308, entre outros) 13%. Todos juntos, os carros de dimensões mais pequenas equivalem a 22,5% das vendas totais de 2023.
0 comentários