Fuchs reforça aposta no desporto motorizado em 2025
Indústria europeia de fornecimento de veículos automóveis cortou 54 mil empregos em 2024

Carros a diesel e gasolina sem futuro na Europa

By on 30 Agosto, 2017

A pouco e pouco as medidas para restringir ou banir a circulação de carros somente movidos a combustíveis fósseis são cada vez mais uma realidade. Aqui e ali vai aparecendo legislação que condiciona a vida dos veículos convencionais, e que tem tendência para ser mais restrita no futuro.

No limite, caminhamos para uma sociedade em que irão reinar os veículos elétricos e de condução autónoma. Mas se uma afirmação destas ainda hoje pode soar estranha, basta olharmos para as medidas que alguns países têm em perspetiva, ou estão a tomar, para percebermos que este futuro se encontra ao virar de uma esquina que não está tão distante de nós quanto possamos pensar.

Aqui deixamos por isso algumas medidas tomadas em alguns países da Europa que, já aplicadas ou a aplicar, reduzem a mobilidade dos modelos convencionais e abrem portas para o novo mundo. Para as conhecer percorra a galeria acima ou veja ou tópicos abaixo.

André Duarte

 

Alemanha: o objetivo é que todos os carros a diesel anteriores à norma Euro 6 passem a ser proibidos, primeiramente em Munique. A partir do próximo ano, Estugarda e Hamburgo são apontadas como cidades que lhe devem seguir as pisadas.

Bélgica: os carros a diesel anteriores a 1998 irão deixar de poder circular em Bruxelas a partir do próximo ano.

Espanha: em 2025 pretende-se que em Madrid os carros a diesel não possam circular no centro da cidade.

França: a partir de 2025 o centro da cidade de Paris irá dizer “adeus” aos carros a diesel. Até 2040 o país irá dizer “adeus” à comercialização de veículos movidos a combustíveis fósseis.

Grécia: em Atenas pretende-se que a partir de 2025 os carros a diesel não possam circular. Já hoje há algumas restrições a estes veículos no centro da cidade.

Holanda: a partir de 2025 perspetiva-se a proibição de venda de novos automóveis a gasolina e gasóleo.

Inglaterra: em outubro vai ser aplicada uma taxa, a T-Charge, para os automóveis anteriores a 2005 e a partir de 2020 os diesel irão ser proibidos na capital britânica. Já 2040 é o ano em que, como em França, irão deixar de ser comercializados veículos novos a combustíveis fósseis.

Itália: há varias cidades (Roma, Milão e Turim) que têm restrições à circulação mediante os níveis de CO2 emitidos pelos veículos.

Noruega: está em perspetiva que a partir de 2025 não se vendam carros a combustíveis fósseis.

 

 

 

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)