“Caros condutores”: um ‘reminder’ de que nenhum de nós nasceu ensinado
Todos nós já nos deparamos com carros de escolas de condução em marcha lenta. Provavelmente, todos nós já ficámos um bocado (ou muito) exasperados, por causa da nossa pressa. Contudo, lembre-se que também já esteve do lado de lá e se calhar precisou da paciência de outros. Agora é a sua vez…
É lógico que a aprendizagem da condução é um processo, ninguém aprende de um dia para o outro e como tem de ser feita o mais possível em situações reais, por vezes isso cria dificuldades aos restantes condutores na estrada.
Achámos curiosa a mensagem que a instrutora Nina Cruz, da Escola de Condução Cidade é Gaia Canidelo e Coimbrões, colocou no Facebook, é uma mensagem que faz todo o sentido passar. Por isso, aqui fica…
“Caros condutores”
O dispositivo que está na foto identifica o veículo em causa como um veículo de instrução.
Quando esse veículo circula, várias situações podem ocorrer: poderá ser conduzido por um instrutor do qual se espera uma condução que obedece ao código da estrada.
Podem estar alunos a fazer exame de condução, ou seja, o examinador de condução está a avaliar se o aluno está apto para conduzir sozinho. Isto significa que os alunos estão sob pressão e reações intempestivas, como sinais sonoros insistentes, gestos de impaciência não ajudam…
Por último, são veículos que podem estar a ser conduzidos por quem ainda está a APRENDER, e em patamares diferentes da aprendizagem. E caso o Sr (a) Condutor (a) tenha nascido ensinado em tudo na sua vida, nomeadamente a conduzir, não julgue! Mantenha a calma e lembre-se que por lá já passou. Se o veículo está a circular mediante a presença de um instrutor que é a pessoa formada para o ensinar a conduzir, não proteste! Assuma que, desde que tirou a carta, muitas regras mudaram… Aproveite e aprenda!
Claro! O instrutor não é o super homem e nem sempre consegue evitar situações mais embaraçosas e que podem demorar a resolver. Mas acredita que atitudes intempestivas apenas contribuem para demorar ainda mais já que o aluno fica ainda mais nervoso?!
Pense nisso! Nina Cruz
Facebook Escola de Condução Cidade é Gaia Canidelo e Coimbrões
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários