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Carlos Tavares (Stellantis) adverte: quem faz as leis da UE são nossos representantes, se discordamos temos de lhes dizer

By on 16 Julho, 2023

Há muito que Carlos Tavares, CEO da Stellantis, se insurge face a algumas decisões da UE e ao AutoSport/Auto+ disse uma coisa muito simples: os políticos são nossos representantes na UE, se não concordamos, só temos de lhes dizer para fazer diferente. Como? Pelo voto…

Carlos Tavares, CEO da Stellantis, tem sido uma voz crítica de algumas decisões da União Europeia relativamente à indústria automóvel. Há muito que argumenta que muitas das políticas da UE estão a prejudicar a competitividade da indústria automóvel europeia.

Tavares tem criticado particularmente a proposta da UE de proibir a venda de veículos a combustão a partir de 2035 e argumentava que esta proposta era irrealista e que iria levar à perda de empregos e à redução da inovação na indústria automóvel europeia.

Ainda em 2021, Carlos Tavares disse que a proposta da UE de proibir a venda de veículos a combustão a partir de 2035 era “uma loucura” e que ia levar à perda de empregos e à redução da inovação na indústria automóvel europeia, e que por isso devia ser renegociada.

Na altura, Tavares advertia que “a decisão dogmática que foi tomada de proibir a venda de veículos térmicos em 2035 tem consequências sociais que não são controláveis”.

Tavares disse que forçar uma transição para veículos elétricos, que são mais caros do que os equivalentes a combustíveis fósseis ou híbridos, tornará a propriedade de um carro inacessível para muitos: “Se negarmos à classe média o acesso à liberdade de circulação, vamos ter sérios problemas sociais”, disse Tavares.

Recorde-se que a Comissão Europeia comprometeu-se depois das palavras de Carlos Tavares e da pressão da Alemanha, criar uma via legal para que as vendas de automóveis novos que funcionem apenas com combustíveis sintéticos possam continuar depois de 2035, o que oferece uma potencial tábua de salvação aos veículos tradicionais, embora neste momento os combustíveis sintéticos ainda não sejam produzidos em grande escala, sendo portanto, muito caros.

Neste contexto, a Stellantis já está a fazer testes de e-combustíveis numa série de famílias de motores de 2014 para cá, embora tenha salientado que “continuava empenhada” em vender apenas veículos elétricos a bateria na Europa até 2030: “Ao trabalhar para garantir que os nossos motores Stellantis são compatíveis com os combustíveis sintéticos pretendemos dar aos nossos clientes mais uma ferramenta na luta contra o aquecimento global”, disse há algum tempo Carlos Tavares, em comunicado de imprensa.

Agora, em conversa com o AutoSport/Auto+, assegura que as pessoas devem estar mais atentas ao que andam a fazer os políticos da União Europeia, pois arriscam-se a tornar impossível a mobilidade para muitos milhões de pessoas que não vão conseguir adquirir carros que possam circular, e isso é algo que, num país como Portugal ainda é mais crítico, pois é enorme a percentagem de carros com mais de 20 anos a circular nas estradas: “Temos que observar”, alerta: “Somos todos europeus e tudo o que estamos a executar agora, foi decidido pelas pessoas no parlamento Europeu e as pessoas que estão sentadas no Parlamento Europeu foram selecionadas por nós todos.

São os nossos representantes no Parlamento Europeu, decidiram coisas que depois o Conselho Europeu aprovou. E tornou-se lei e assim que se tornou lei, nós tivemos que cumprir, portanto o ponto é muito simples: se queremos mudar alguma coisa temos de votar de forma diferente, ou temos de dizer aos nossos representantes que não concordamos com o que eles estão a fazer. O que está a acontecer foi despoletado pelo Parlamento Europeu, e foi aprovado pelo Conselho Europeu e pela Comissão Europeia, e essas pessoas é suposto serem os nossos representantes. Portanto, se nós os cidadãos não queremos ir nessa direção temos que dizer aos líderes políticos que discordamos, e a melhor forma de o fazer é votar de forma diferente para o Parlamento Europeu pois é onde as decisões são tomadas”, disse.

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