Dicas para não ter problemas com os seus pneus no verão
Será que os pneus têm validade?

Calibração dos pneus: O que deve saber

By on 1 Maio, 2024

Cuidar bem dos seus pneus vai evitar-lhe problemas e gastos desnecessários. Eis o que deve saber para tratar bem dos seus pneus.

Sabia que deixar de corrigir a pressão dos pneus pode reduzir a vida útil dos mesmos até 45%? Sabia que pneus com a pressão errada podem fazer aumentar os consumos até 4%? Sabia que andar com os pneus com pressão errada pode gastar até 5 euros por mês, 60 euros por ano? Eis mais algumas dicas que deve saber.

1 – Falta de pressão deixa o carro exposto à aquaplanagem

Os pneus estão diretamente ligados à dinâmica do automóvel e, por isso, qualquer variação na pressão, para cima ou para baixo do valor ideal, vai ter influência no comportamento do veículo. Pouca pressão leva ao aumento da área de contacto, ao esmagamento dos canais de drenagem e o carro entrará em aquaplanagem.

2 – Pressão incorreta pode levar a danos por impacto

É facilmente percetível que quando circulamos com pneus com pouca pressão, o flanco fica mais suscetível aos impactos em buracos, passeios ou outros obstáculos. Habitualmente é criada uma bolha que, não raras vezes, acaba por rebentar se antes o pneu não ficar trilhado e acabar por se inutilizar.

3 – Pressão incorreta pode fazer o pneu sair da jante

Não é uma situação muito comum, mas pode suceder. Imagine esta situação: pneu com baixa pressão, veículo carregado e curva apertada. Estão aqui as condições para um pneu “dejantar” e atirá-lo para um acidente.

4 – Um SUV pode capotar graças à pressão incorreta dos pneus

Não estamos a dramatizar! Um SUV tem um centro de gravidade mais alto que um automóvel convencional, é um veículo que tem mais peso e por isso exige que os pneus estejam sempre com a pressão correta. Até porque têm pneus maiores e com paredes mais altas que o normal (exceção feita aos modelos com jantes enormes cujos flancos são cada vez mais pequenos). Quando há pressão a menos, as paredes dos pneus ficam mais flácidas e reduz a altura e duas coisas podem acontecer: ou a aderência em curva aumenta e o carro pode “trancar” de a massa provocar o capotamento; ou a parede dobra para dentro e nessa situação, a saída de estrada é inevitável e provável o capotamento.

5 – Pressão a mais nos pneus afeta a estabilidade

O excesso de pressão nos pneus pode ser preocupante caso tenha, antes do confinamento, aumentado muito a pressão dos pneus e se tenha esquecido de esvaziar os pneus. Com excesso de pressão, particularmente nos carros mais leves, como por exemplo, nas Pick-Up, o pneu deixa de ser flexível, começa aos saltinhos e perde-se a estabilidade e, em curva, pode mesmo provocar um despiste. Nos restantes modelos, a situação é semelhante, embora menos perigosa e com a possibilidade do ESP evitar o acidente.

6 – Pressão a menos nos pneus afeta a travagem

O ombro do pneu é responsável por levar a maior parte da carga do veículo. Quando há excesso de pressão no pneu, esse ombro fica esticado com a redução da banda de rolamento. Logo, a travagem fica prejudicada com esta fraqueza do ombro e a diminuição da faixa de rolamento, alargando, bastante, as distâncias de travagem, dependendo do tipo de veículo e da velocidade. Seja como for, pode derivar num acidente. 

Enfim, antes de tirar o seu carro do imobilismo a que tem estado votado, por favor, verifique a pressão dos pneus e caso haja divergências, corrija-as.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)