Salão Automóvel Híbrido Elétrico: BYD mostra o Yangwang U8
BYD ATTO 3 Design – Ensaio Teste

BYD SEAL U DM-i: O primeiro PHEV da marca chinesa na Europa

By on 20 Maio, 2024

Com o mercado dos elétricos a desacelerar, a BYD mantém a sua aposta na ofensiva europeia, com a introdução de um modelo híbrido Plug in, cada vez mais procurado pelo público europeu.

A BYD lança o SEAL U DM-i, o seu primeiro veículo híbrido elétrico plug-in (PHEV) na Europa, com a tecnologia Super DM. O SEAL U DM-i é um SUV familiar do segmento D que pretende ser uma opção eficiente para as viagens longas.

Três versões

O BYD SEAL U DM-i é oferecido em três versões de equipamento: Design, Comfort e Boost, todas voltadas para clientes europeus que buscam um veículo ambientalmente amigável sem sacrificar autonomia, praticidade e acessibilidade económica.

  • Versão Design: Possui dois motores elétricos de alta potência (150 kW/201 cv na frente e 120 kW/161 cv atrás) e uma bateria Blade Battery de 18,3 kWh. Um motor a gasolina turbo de 1,5L produz 96 kW (129 cv), resultando em uma potência total de 238 kW (319 cv) e torque máximo de 550 Nm. Esta versão tem tração nas quatro rodas.
  • Versões Boost e Comfort: Equipadas com um motor híbrido de 1,5L e tração dianteira, gerando 72 kW (97 cv), e um motor elétrico de 145 kW (194 cv). A versão Boost também usa a bateria Blade Battery de 18,3 kWh, enquanto a Comfort tem uma bateria maior de 26,6 kWh, proporcionando autonomia 100% elétrica de 125 km. Ambas as versões têm uma potência total de 160 kW (215 cv) e torque máximo de 300 Nm.

A versão Boost apresenta um consumo combinado de 0,9 L/100 km e 21 kWh/100 km, enquanto a versão Design tem 1,2 L/100 km e 23,5 kWh/100 km. Em cidade, esses valores são de 14,5 kWh/100 km para o Boost e 16,1 kWh/100 km para o Design. A autonomia elétrica da versão Design é de 70 km, totalizando 870 km (WLTP), e a versão Boost oferece 80 km elétricos e 1080 km no total. A versão Comfort, com uma bateria maior, promete 125 km elétricos e mais de 1100 km totais. Com potência total de 238 kW (319 cv), o SEAL U DM-i Design acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos, destacando-se pela eficiência e desempenho dinâmico.

O SEAL U DM-i oferece dois modos de condução: EV (100% elétrico) e HEV (híbrido elétrico). No modo EV, ideal para deslocações diárias e condução urbana, o veículo opera exclusivamente com energia elétrica. No modo HEV, a bateria é a principal fonte de energia, com o motor a gasolina fornecendo potência adicional durante a aceleração. O veículo alterna suavemente entre os modos, proporcionando a sensação de um carro elétrico puro e garantindo a disponibilidade constante do modo elétrico graças à regeneração e recarga da bateria pelo motor.

Bateria Blade continua a ser trunfo

O BYD SEAL U DM-i, como todos os veículos de passageiros da BYD na Europa, vem equipado com a exclusiva bateria Blade Battery, desenvolvida internamente e sem cobalto. Esta bateria foi projetada para otimizar segurança, durabilidade, longevidade, desempenho e utilização do espaço. A Blade Battery utiliza fosfato de ferro e lítio (LFP) como material catódico, o que aumenta a segurança e a estabilidade térmica. Todas as versões do BYD SEAL U DM-i suportam carregamento trifásico AC de 11 kW e carregamento DC de 18 kW, permitindo carregar de 30% a 80% em apenas 35 minutos.

Qualidade e design

O interior do BYD SEAL U DM-i pretende dar uma atmosfera premium, combinando design moderno com superfícies de toque suave, acabamentos de qualidade e iluminação ambiente multicolor envolvente. Os bancos, parte do painel de instrumentos, painéis das portas e a consola central são estofados em pele vegan com costuras duplas contrastantes, proporcionando um toque sofisticado. O “Legacy Gearshift Panel”, com um seletor de velocidades em cristal de design requintado, reflete um tema inspirado no oceano.

O conforto e bem-estar são garantidos pelos grandes bancos dianteiros, que são ajustáveis eletricamente, aquecidos e ventilados de série. Dois grandes ecrãs digitais, que proporcionam uma ergonomia superior e uma interface intuitiva, destacam o ADN de alta tecnologia da marca. O teto panorâmico elétrico adiciona uma sensação de espaço e luminosidade à cabine, enquanto o filtro interno PM2.5, com sistema de purificação de ar no acabamento superior, assegura que todos os ocupantes respirem ar fresco e limpo.

Proporções generosas

O BYD SEAL U DM-i é um SUV familiar do segmento D com dimensões de 4775 mm de comprimento, 1890 mm de largura e 1670 mm de altura, e uma distância entre eixos de 2765 mm. O banco traseiro é rebatível (60:40), ampliando a capacidade da bagageira de 425 para 1440 litros. A função V2L permite que o carro funcione como fonte de alimentação portátil.

O sistema de cockpit inteligente é operado por um ecrã rotativo de 15,6” e um painel de instrumentos LCD de 12,3”. Oferece conectividade 4G, navegação integrada, integração com Android Auto e Apple CarPlay, e controlo de voz “Hi BYD”. O veículo pode ser controlado remotamente via app BYD, que permite trancar e destrancar portas, controlar a climatização e verificar a carga da bateria.

Em termos de segurança, o BYD SEAL U DM-i inclui uma ampla gama de sistemas ADAS, como Aviso de Colisão Frontal, Travagem Automática de Emergência, Cruise Control Adaptativo, e Assistência à Mudança de Faixa. A versão Design possui Head-Up Display e iluminação full-LED, incluindo assistente de máximos e faróis adaptativos. Uma câmara panorâmica oferece visibilidade de 360º para ajudar nas manobras.

Disponível a partir do verão

O novo BYD SEAL U DM-i será lançado em duas versões de equipamento, Boost e Design, em junho, com a versão Comfort a seguir após o verão de 2024. Estará disponível em cinco cores: Delan Black, Time Grey, Snow White, Tian Qing (Azul) e Boundless Cloud. O preço será anunciado antes do lançamento. O veículo virá com uma garantia total do fabricante de 6 anos/150.000 km, uma garantia de 8 anos/200.000 km para pelo menos 70% da capacidade original da bateria, e uma garantia de 8 anos/150.000 km para o motor elétrico. Estará disponível a partir deste verão.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)