BYD SEAL U DM-i híbrido plug-in já disponível em Portugal a partir de 40.169€
O novo BYD SEAL U DM-i, com tecnologia híbrido plug-in está disponível em Portugal a partir de 40.169 euros, na versão Boost, enquanto o BYD SEAL U DM-i Design tem um PVP de 46.168 euros. É o primeiro veículo da BYD na Europa com a tecnologia Super DM e oferece uma autonomia 100% elétrica de até 80 quilómetros, dependendo da versão de equipamento.
A versão SEAL U DM-i Design utiliza uma configuração de tração às quatro rodas com dois motores elétricos de alta potência (dianteiro e traseiro) e uma bateria BYD Blade Battery de 18,3 kWh, complementada pelo motor híbrido 1.5T, desenvolvido internamente para se adaptar a diversas condições de condução.
As versões Boost e Design com tração dianteira e integral, respetivamente, são oferecidas com um motor híbrido de 1.5L e uma bateria BYD Blade Battery de 18,3 kWh.
A tecnologia BYD Super DM (Dual Mode) dá prioridade à energia elétrica com uma dependência mínima do combustível, tornando-a mais amiga do ambiente, com maior eficiência energética e menor consumo de combustível, melhor desempenho de condução e de conforto.
Está disponível em Portugal, em dois níveis de equipamento, Boost e Design, e em cinco cores: Delan Black, Time Grey, Snow White, Tian Qing (Azul) e Boundless Cloud.
O BYD SEAL U DM-i é oferecido com uma garantia total do fabricante de 6 anos/150.000 km, uma garantia de 8 anos/200.000 km para, pelo menos, 70% da capacidade original da bateria, bem como uma garantia de 8 anos/150.000 km para o motor elétrico de série. No âmbito do lançamento do modelo em Portugal, a BYD tem em vigor até ao dia 31 julho uma campanha com oferta de um carregador elétrico.
O BYD SEAL U DM-i é o primeiro veículo híbrido elétrico plug-in (PHEV) da BYD na Europa com a tecnologia Super DM (Dual Mode) da BYD. O SEAL U DM-i oferece uma solução eficiente, prática, acessível e sustentável, para as necessidades diárias de mobilidade e também para viagens mais longas sem preocupações.
O SUV familiar do segmento D estará disponível, a partir deste verão, para os clientes nacionais que pretendem um veículo mais amigo do ambiente, sem comprometer a autonomia.
O BYD SEAL U DM-i oferece todas as vantagens da condução elétrica. O SEAL U DM-i é rápido, potente e eficiente. Esta combinação de caraterísticas é conseguida através da tecnologia Super DM da BYD.
A tecnologia Super DM (Dual Mode) da BYD representa uma evolução revolucionária na tecnologia PHEV inteligente. Exclusivamente desenvolvida pela BYD, oferece uma multiplicidade de benefícios, incluindo eficiência energética, baixo consumo de combustível, desempenho de condução e conforto.
Para o SEAL U DM-i, o “i” simboliza a inteligência, incorporando princípios de condução inteligentes e energeticamente eficientes.
A tecnologia Super DM da BYD dá prioridade à energia elétrica, com uma dependência mínima do combustível, tornando o veículo mais amigo do ambiente, com maior eficiência energética e menor consumo de combustível.
Quando a bateria está totalmente carregada e se passa para o modo EV, o veículo torna-se totalmente elétrico, e quando o estado de carga (SOC) é baixo, transforma-se num veículo híbrido de consumo de combustível mais baixo, eliminando as preocupações com a autonomia elétrica.
Produzindo uma condução silenciosa e confortável, um desempenho estimulante de alta potência e capacidade de resposta, este sistema híbrido inovador redefine a experiência de condução.
Em Portugal., existem 2 versões disponíveis de equipamento do BYD SEAL U DM-i: Boost e Design.
O SEAL U DM-i em versão Design possui dois motores elétricos de alta potência (150 kW/201 cv à frente e 120 kW/161 cv atrás) e uma eficiente bateria BYD Blade Battery de 18,3 kWh, complementada pelo motor a gasolina de quatro cilindros turbo de 1,5L, desenvolvido internamente, que produz 96 kW (129 cv), para trabalhar em conjunto com os dois motores elétricos.
A potência máxima total do sistema é de 238 kW (319 cv) e o binário máximo total é de 550 Nm. O BYD SEAL U DM-i Design tem uma configuração de tração às quatro rodas.
A versão Boost está equipada com um motor híbrido de 1,5L com tração dianteira e 72 kW (97 cv) de potência, que funciona em conjunto com o motor elétrico de alta capacidade de 145 kW (194 cv). Esta versão está equipada com a mesma bateria Blade Battery de 18,3 kWh da versão Design. A potência total do sistema propulsor para a versão Boost é de 160 kW (215 cv) e o binário máximo é de 300 Nm.
O BYD SEAL U DM-i tem 2 modos de condução para todos os níveis de equipamento: EV (100% elétrico) e HEV (híbrido elétrico). No primeiro modo, o condutor pode selecionar o “modo apenas EV” para deslocações diárias suaves ou condução na cidade. No segundo modo, o veículo utiliza maioritariamente a energia fornecida pela bateria. Só durante a aceleração é que o motor a gasolina fornece potência extra às rodas alimentadas pela bateria.
O SEAL U DM-i passa suavemente pelos diferentes modos de condução, pelo que a sensação é a de um veículo elétrico puro, graças às suas tecnologias únicas. Além disso, os condutores não terão de se preocupar com a autonomia em modo elétrico ou com o local de carregamento. Adicionalmente, o motor carrega a bateria (entre 25% e 70%, o que é ajustável), pelo que a condução em modo elétrico está sempre disponível. A bateria também é carregada através da tecnologia de regeneração.
Consumo de combustível
O sistema propulsor super híbrido baseado em energia elétrica, BYD DM-i, dá prioridade a um consumo de combustível ultra-baixo. O veículo consegue atingir um atrativo consumo de combustível combinado de apenas 0,9 L/100 km para o Boost e 1,2 L/100 km para o Design.
O consumo elétrico combinado para o Boost é de 21 kWh/km e para o Design de 23,5 kWh/km.
O consumo elétrico durante a condução em cidade para o Boost é de 14,5 kWh/100 km e para o Design de 16,1 kWh/100 km.
Além disso, o BYD SEAL U DM-i oferece uma utilização sem preocupações. A versão Design, com tração às quatro rodas, tem uma autonomia de condução 100% elétrica de 70 quilómetros (ciclo WLTP), garantindo uma autonomia total de 870 quilómetros (WLTP).
A versão Boost, com tração dianteira, oferece uma autonomia de 80 quilómetros 100% elétrica, assegurando uma autonomia acumulada de 1080 quilómetros (WLTP).
O BYD SEAL U DM-i tem uma potência total do sistema de até 238 kW (319 cv), pode esperar uma experiência de condução dinâmica, com um desempenho de alta potência, aceleração rápida e capacidade de resposta ágil. Em termos de tempo de aceleração, o BYD SEAL U DM-i marca o ritmo.
Com uma impressionante aceleração de 0-100 km/h em apenas 5,9 segundos, o SEAL U DM-i Design é muito mais rápido do que os veículos a combustível similares.
Tecnologia BYD Blade Battery
Como todos os veículos de passageiros da BYD comercializados na Europa, o BYD SEAL U DM-i está equipado de série com uma tecnologia exclusiva da BYD, a Blade Battery, sem cobalto, desenvolvida internamente com o objetivo principal de otimizar a segurança, a durabilidade, a longevidade, o desempenho e a utilização do espaço.
O conjunto de baterias é composto por muitas células finas e alongadas, que, na realidade, se assemelham a lâminas. Além disso, utiliza fosfato de ferro e lítio (LFP) como material catódico, para aumentar a segurança, a durabilidade e a estabilidade térmica. O nível de segurança excecional da bateria Blade Battery é demonstrado ao exceder os requisitos do chamado Teste de Penetração de Pregos. Esta é a forma mais rigorosa de testar a fuga térmica da bateria e simula as consequências de um acidente rodoviário grave.
Todas as versões de equipamento do BYD SEAL U DM-i oferecem 11 kW de carregamento AC (alternado) trifásico e 18 kW de carregamento DC (contínuo) de 11kW AC. Com isto, o tempo de carregamento DC (de 30% a 80%) demora apenas 35 minutos.
Design Ocean Aesthetics
O BYD SEAL U DM-i é, tal como os veículos totalmente elétricos da sua família, caraterizado pela sua atraente frente em forma de X com um design arredondado e curvo. Os faróis em forma de U encaixam perfeitamente no capot, criando uma identidade marcante e distinta, exclusiva da Série Ocean, enquanto as lentes duplas reforçam ainda mais a sua aparência visual de alta tecnologia.
As proporções equilibradas continuam na lateral, onde a poderosa linha de cintura superior se estende desde os faróis até às luzes traseiras. A visão lateral é embelezada pelas jantes de liga leve de 19”, com raios pretos cuidadosamente polidos e acabamento brilhante. O design de corpo largo da parte traseira complementa a redondeza da face dianteira, resultando numa estética harmoniosa e bem proporcionada. O para-choques traseiro é acentuado por pormenores pretos e prateados, enquanto o design do farolim traseiro LED contínuo se inspira em elementos de gotas de água, remetendo para a linguagem de design “Ocean Aesthetics” da marca.
Experiência premium no habitáculo
No interior, o BYD SEAL U DM-i transmite uma atmosfera premium, com uma mistura de bom gosto de design moderno e elegante, superfícies de toque suave, acabamentos de alta qualidade e iluminação ambiente multicolor envolvente. Os bancos, partes do painel de instrumentos, painéis das portas e a consola central são estofados em pele vegan, com costuras duplas contrastantes.
O “Legacy Gearshift Panel”, que inclui um seletor de velocidades em cristal de design requintado, reflete o tema de design inspirado no oceano. Caraterísticas-chave como o conforto, a comodidade e o bem-estar no interior do SEAL U DM-i repercutem-se também nos grandes bancos dianteiros, que são multi-ajustáveis eletricamente, aquecidos e ventilados de série. Os dois grandes ecrãs digitais são a prova direta do ADN de alta tecnologia da marca. Contribuem para a ergonomia e comodidade a bordo, graças à sua legibilidade clara e ao seu funcionamento intuitivo, através do ecrã tátil. Ao mesmo tempo, o teto de abrir panorâmico com acionamento elétrico torna a cabine leve e arejada, e o filtro interno PM2.5 – incluindo um sistema de purificação de ar no nível de acabamento superior – garante que todos os ocupantes respirem um ar fresco e paradisíaco.
Dimensões e funcionalidade
O BYD SEAL U DM-i tem tudo para se destacar como um carro familiar confortável, provido de um excelente caráter prático. O SUV de cinco lugares do segmento D tem 4775 mm de comprimento, 1890 mm de largura e 1670 mm de altura. Devido à sua distância entre eixos de 2765 mm e ao design plano do piso, existe muito espaço para as pernas dos passageiros traseiros.
O SEAL U DM-i oferece uma experiência de habitáculo particularmente silenciosa, com excelentes níveis de NVH (ruído, vibração e aspereza). Neste SUV direcionado para as famílias, foi dada muita atenção à melhoria do seu caráter prático. O banco traseiro pode ser rebatido parcialmente (60:40), facilitando a expansão da capacidade da bagageira de 425 para 1440 litros.
A funcionalidade é ainda sublinhada pelos compartimentos de arrumação com elevada taxa de utilização, dois práticos suportes para copos na consola central, quatro portas USB e capacidade de carregamento sem fios para dois smartphones em simultâneo. Particularmente funcional e útil em áreas onde não existe uma tomada elétrica disponível: a bateria do BYD SEAL U DM-i suporta a função V2L (Vehicle-to-Load), permitindo que o carro seja utilizado como uma fonte de alimentação portátil para dispositivos elétricos.
Sistema de cockpit inteligente e app BYD
Com uma grande quantidade de equipamento e tecnologias inteligentes, bem como elevadas especificações de série, o BYD SEAL U DM-i oferece um valor excecional na sua categoria. Como um dos seus elementos principais, o SEAL U DM-i oferece conetividade e infoentretenimento inteligentes, mesmo remotamente através da aplicação BYD no seu smartphone.
O Sistema de Cockpit Inteligente da BYD é operado pelo ecrã rotativo com assinatura BYD de 15,6” – com o qual pode escolher se quer o ecrã em formato paisagem ou retrato – enquanto uma série de informações para o condutor é apresentada no completo painel LCD de instrumentos de 12,3”. Proporcionando uma excecional experiência conectada e personalizada, o Sistema de Cockpit Inteligente também oferece uma ligação 4G, navegação integrada Spotify e HERE, integração de smartphone via Android Auto ou Apple CarPlay e controlo de voz inteligente, que pode ser ativado com o comando de voz “Hi BYD”. O sistema utiliza atualizações Over-The-Air (OTA) para se manter sempre em dia.
Em termos de conetividade, o BYD SEAL U DM-i vai um passo mais além, permitindo controlar várias funções do veículo remotamente através da aplicação BYD no smartphone ou noutro dispositivo móvel. Por exemplo, é possível trancar e destrancar as portas, fechar as janelas abertas, acionar o controlo da climatização, o aquecimento/ventilação dos bancos, as luzes dos faróis e a buzina. Pode também verificar o tempo de carga restante e a autonomia. Com o seu smartphone, pode até desbloquear e ligar o automóvel com a funcionalidade de chave NFC.
Tecnologia avançada de segurança
Tal como acontece com todos os modelos da BYD, a marca apresenta sempre elevados padrões de segurança passiva e ativa. O BYD SEAL U DM-i foi, por isso, desenvolvido para ser um dos SUV elétricos familiares mais seguros da sua classe. Para além da utilização extensiva de aço de alta resistência e de uma estrutura de painéis alveolares ultra-resistente para proteger a bateria, o BYD SEAL U DM-I também oferece uma dinâmica de chassis sólida e uma aderência segura à estrada, com a sua suspensão dianteira MacPherson e suspensão traseira multi-link (multi-braços).
Para vigiar o trânsito, avisar o condutor ou mesmo intervir para ajudar a evitar um acidente rodoviário, o BYD SEAL U DM-i está equipado de série com uma vasta gama de sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS), como radares e uma câmara centralizada. Inclui funções como
o Aviso de Colisão Frontal, Travagem Automática de Emergência, Cruise Control Adaptativo, Aviso de Colisão Traseira, Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro, Assistência à Mudança de Faixa, Controlo Inteligente do Limite de Velocidade, Sistema de Deteção de ngulo Morto e muitas outras.
A versão Design também inclui um Head Up Display (projeção de informações no para-brisas). Durante a condução noturna, pode contar com a tecnologia de iluminação full-LED para ajudar à visibilidade, incluindo o assistente de máximos e os faróis adaptativos de série. Para ajudar o condutor a manobrar em segurança, uma câmara panorâmica proporciona uma visibilidade de 360º a partir do ecrã central, mesmo por cima e à volta do automóvel, com a ajuda de uma animação de uma viatura. Combinando inteligentemente as imagens de várias câmaras de grande angular, parece que está a ver a curta distância a forma como está a manobrar o automóvel.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários