BYD Seal chegou Portugal: preços a partir de 46.990€
Nunca é fácil para uma nova marca instalar-se num mercado, mas se tiver os argumentos certos é bem mais fácil. A Tesla pode ser dada como exemplo, mas a BYD (Build Your Dreams) uma marca que muita gente ainda não ouviu sequer falar, tem cada vez mais novos produtos que vão surpreender muita gente. Para quem não sabe, a BYD é um fabricante que terminou 2023 na liderança mundial de veículos movidos a novas energias (NEV), pelo segundo ano consecutivo.
A marca chinesa apresenta agora o BYD Seal, um automóvel 100% elétrico do segmento D.
Suportado na mais avançada e-Platform 3.0 da marca, com tecnologia Cell-to-Body e o Sistema Integrado de Propulsão Elétrica 8 em 1, a bateria BYD Blade Battery, foi desenvolvida internamente pela marca: não tem cobalto e surge para oferecer novos níveis de segurança, durabilidade, desempenho e um acondicionamento bem mais eficiente.
A marca nasceu em 2003, foi a primeira que em 2008 colocou no mercado um híbrido plug-in, lançou a série ‘Dynasty’ em 2017 e desenvolveu a Blade Battery em 2020. no ano seguinte, 2021, era a vez de criar a e-Platform 3.0s, em 2022 deixou de vender carros com motor de combustão e em 2023 veio para 19 Países da Europa, incluindo Portugal.
O novo BYD SEal foi apresentado agora em Portugal com duas versões, a Design com uma bateria Blade Battery de 82.5 kWh que permite uma autonomia de até 570 Km WLTP, 312 cv e 5.9s dos 0-100 Km/h e o Excellence, com a mesma bateria (520 Km de autonomia WLTP) mas tração integral, 530 cv 3 3.8s dos 0-100 Km/h.
Após o lançamento do BYD Han (sedan do segmento E), do BYD Tang (SUV do segmento E), do BYD Atto 3 (SUV do segmento C) e do BYD Dolphin (hatchback do segmento C) em Portugal, a BYD acelera agora a sua presença no mercado automóvel 100% elétrico nacional com o lançamento do novo BYD Seal, um sedan desportivo do segmento D, o segundo da série BYD Ocean, que utiliza a nova linguagem de design “Ocean Aesthetics” da marca.
O novo modelo, que já tivemos oportunidade de guiar, tem uma estética muito interessante, é um automóvel elegante, nos poucos quilómetros realizados percebemos que é um automóvel espaçoso, com bom espaço para cinco ocupantes, e muito bem equipado.
Tecnologia Cell-to-Body
O novo BYD Seal foi construído com base na plataforma e-Platform 3.0 da BYD, concebida exclusivamente para veículos 100% elétricos e é o primeiro veículo a implementar a tecnologia avançada Cell-to-Body (CTB) da BYD, que oferece melhores níveis de segurança, rigidez torsional, dinâmica de condução e utilização do espaço.
A tecnologia Cell-to-Body leva a que a bateria seja incorporada em toda a estrutura do veículo (ver foto). Esta, integra a cobertura superior do conjunto de baterias com a estrutura tradicional do piso da carroçaria. Isso forma uma estrutura tipo ‘sanduíche’, que incorpora a cobertura superior da bateria, a BYD Blade Battery e o piso. Além disso, a arquitetura CTB utiliza uma estrutura de painéis de alumínio tipo favo de mel de elevada resistência, aumentando ainda mais a segurança do veículo, especialmente contra fortes embates laterais.
O sistema de baterias CTB serve não só como fonte de energia, mas também como componente estrutural. Segundo a marca o BYD Seal tem um forte rigidez torsional de 40.500 Nm/grau, que permite elevar os limites de manobrabilidade do carro, bem como permite melhorar o conforto, a insonorização, a segurança e o desempenho. E por fim também a gestão do espaço a bordo, por exemplo com a diminuição da altura do veículo ao solo, em cerca de 15 mm.
Já a bateria BYD Blade Battery, que é constituída por 172 células finas e alongadas que se assemelham efetivamente a lâminas, utiliza fosfato de ferro e lítio (LFP) como material catódico, o que oferece um nível mais elevado de segurança e durabilidade em comparação com as baterias de iões de lítio convencionais. As baterias LFP são mais resistentes a temperaturas extremas, têm uma melhor estabilidade térmica e são menos sensíveis às flutuações de temperatura, podendo suportar mais ciclos de carga e descarga sem praticamente nenhuma perda de capacidade, o que as torna mais duradouras.
Autonomia e desempenho
O novo BYD Seal está disponível em Portugal com dois níveis de equipamento, Design e Excellence-AWD e duas unidades de tração, ambas com uma capacidade de bateria de 82,5 kWh. A versão monomotor com tração traseira (BYD Seal Design) tem uma potência de 230 kW (313 cv) e acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,9 segundos. A autonomia está fixada em 570 quilómetros (ciclo combinado WLTP). O BYD Seal está também disponível com tração às quatro rodas (BYD Seal Excellence-AWD) com motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro (160 kW/217cv + 230 kW/313 cv), resultando numa potência total combinada de 390 kW (530 cv). Esta versão Excellence-AWD acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,8 s, enquanto a autonomia é fixada em 520 quilómetros (ciclo combinado WLTP).
O BYD Seal beneficia de uma solução de carregamento boost de alta tensão, que permite um carregamento mais rápido. Esta tecnologia utiliza o indutor do motor para substituir o indutor de impulso na solução de impulso original, para satisfazer a gama de tensão de 420-750V dos postos de carga, com carregamento DC de alta potência.
O BYD Seal disponibiliza, de série, um carregador trifásico incorporado de 11 kW para carregamento em corrente alternada e pode ser carregado rapidamente num posto de carregamento ultrarrápido em corrente contínua com 150 kW. Com esta potência, a bateria pode ser carregada de 30% a 80% em 26 minutos.
Em termos dinâmicos, para lá da já referida rigidez torsional e baixo centro de gravidade, o SEAL surge com suspensão independente, com braços duplos à frente e uma suspensão traseira de cinco braços, o que também contribui para o bom comportamento e controlo do veículo.
O BYD Seal Excellence-AWD, com tração integral, dispõe de amortecedores de frequência variável para uma maior capacidade de resposta e ainda um sistema de Controlo Inteligente de Adaptação do Binário (Intelligent Torque Adaption Control – iTAC), recentemente desenvolvido.
O BYD Seal dispõe de quatro modos de condução distintos, que se adaptam a uma diversidade de preferências e condições de condução. O Modo ECO que dá prioridade à eficiência energética e aumenta a autonomia de condução. O Modo Normal que é mais equilibrado para uma utilização quotidiana e o Modo Sport que dá ênfase ao desempenho. Por fim o Modo Snow concebido para melhorar a tração e a estabilidade em superfícies escorregadias como a neve ou o gelo.
O BYD Seal tem uma distância entre eixos de 2920 mm que proporciona aos ocupantes um bom espaço para as pernas, bem como para a cabeça, fruto do perfil baixo do carro.
O carácter prático reflete-se também na bagageira de 400 litros e numa “bagageira” adicional de 53 litros sob o capot (na versão de tração traseira). Além disso, o BYD Seal oferece mais de 20 espaços flexíveis de arrumação para pequenos objetos no seu interior. Na parte da frente do tablier, existe um ponto de carregamento sem fios para dois telemóveis. Para além da caixa sob o apoio de braços central de série, existe um espaço de arrumação funcional semiaberto sob o tablier.
Os bancos dianteiros têm um estilo desportivo, o banco do condutor é ajustável eletricamente em oito direções e os bancos traseiros proporcionam boas posições para três ocupantes adultos.
Os ocupantes podem também contar com muita luz no interior, graças a um teto panorâmico de grandes dimensões.
Quanto à conetividade e o infoentretenimento o BYD Seal está equipado com um sistema de conetividade inteligente 4G, faz atualizações Over The Air (OTA), como forma de manter sempre em dia as funcionalidades de infoentretenimento, tem um ecrã rotativo de 15,6 polegadas’, equipado com a função de controlo de voz inteligente, que pode ser ativada com o comando de voz “Hey BYD”, e integração de smartphones através do Android Auto ou Apple CarPlay. Também possui um painel LCD de instrumentação completa de 10,25”.
Em termos de segurança e sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS), o BYD Seal está bem equipado com o Alerta de Colisão Frontal, Travagem Automática de Emergência, Alerta de Colisão Traseira, Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro e Travagem de Tráfego Cruzado Traseiro, Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem, Assistência à Mudança de Faixa e Manutenção de Emergência na Faixa de Rodagem. Dispõe ainda de Cruise Control Adaptativo e Cruise Control Inteligente, uma Câmara Panorâmica de 360º, Sistema de Deteção de ângulo Morto, Sistema Eletrónico de Estabilidade (ESP), Controlo de Tração, Controlo de Descida de Declives, Retenção Automática do Veículo, Informação Inteligente dos Limites de Velocidade e Controlo Inteligente dos Limites de Velocidade. A tecnologia de iluminação de vanguarda proporciona um feixe de luz mais amplo, para ajudar a visibilidade durante a condução noturna, com assistência de máximos, faróis adaptativos e Follow Me Home de série.
BYD Seal já disponível a partir de 46.990€
O novo BYD Seal está disponível em duas variantes de motorização, SEAL Design por 46.990 euros e Seal Excellence por 47.990 euros (preços de venda ao público com IVA incluído, acresce valor de pintura metalizada e despesas). A gama de modelos contempla seis cores de carroçaria e duas cores de acabamento interior. Todas as versões do BYD Seal são oferecidas com garantia de série de seis anos ou 150.0000km de garantia do fabricante e oito anos ou 200.00km de garantia para a bateria e o motor elétrico.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários