Bugatti Tourbillon: O V16 Híbrido, inspirado nos 115 anos da marca
A Bugatti tem-nos habituado a criações cuja beleza se associa à força bruta de muitos Cavalos Vapor. Maravilhas da engenharia que reúnem o luxo, tecnologia e números que deixam qualquer um de queixo caído. A nova criação, o Bugatti Tourbillon é mais um exemplo disso.
Em 2004, a Bugatti revolucionou o desempenho e o luxo automóvel com o Veyron, um hiperdesportivo de 1.001 cv. Este foi sucedido em 2016 pelo Chiron, o primeiro carro de 1500 cv do mundo. Ambos apresentavam um motor W16 quad-turbo de 8,0 litros, o mais avançado do seu tempo. Agora, 20 anos após a criação do hiperdesportivo, a Bugatti redefine o conceito com um grupo motopropulsor e uma plataforma completamente novos no Bugatti Tourbillon.
Inspirado na história da marca
O Bugatti Tourbillon foi desenvolvido com inspiração nos 115 anos de história da marca e nos princípios de Ettore Bugatti de ser incomparável e belo. Com base em modelos icónicos como o Type 57SC Atlantic, Type 35 e Type 41 Royale, o Tourbillon pretende simbolizar a beleza, o desempenho e o luxo.
O Bugatti Tourbillon foi concebido para a velocidade, com todas as superfícies e características otimizadas para a aerodinâmica e termodinâmica para atingir mais de 400 km/h. Inspirado em elementos históricos da Bugatti, o seu design incorpora a grelha em ferradura, a Linha Bugatti, a crista central e a divisão de duas cores.
Ciência e arte em conjunto
O Tourbillon apresenta inovações aerodinâmicas avançadas, incluindo um novo conceito de difusor e uma asa traseira que permanece submersa a altas velocidades, proporcionando um equilíbrio perfeito e maior apoio aerodinâmico quando necessário. O design também inclui um volume central da fuselagem moldado pela grelha em forma de ferradura, para-lamas voadores para melhorar o fluxo de ar e um sistema de arrefecimento eficiente integrado no capot dianteiro.
O carro possui portas diédricas acionadas eletricamente para uma entrada dramática e conveniente, enfatizando tanto a funcionalidade como o apelo estético.
O design interior do Bugatti Tourbillon enfatiza a intemporalidade, inspirado na relojoaria. Apresenta um painel de instrumentos de 600 peças, criado por um relojoeiro suíço, feito de titânio e pedras preciosas, oferecendo uma visão desobstruída através de um volante de cubo fixo. A consola central combina vidro cristalino e alumínio, apresentando mecanismos intrincados e uma alavanca de arranque para o novo motor V16 e a unidade de tração elétrica.
Um ecrã digital de alta definição oculto é ativado para dados do veículo e conetividade móvel. Os bancos são fixos ao chão para maior leveza e posicionamento baixo, enquanto a caixa dos pedais é ajustável para maior conforto. Um sistema áudio avançado utiliza painéis interiores como altifalantes.
V16 de 8,3 litros naturalmente aspirado de 1800 CV
O Bugatti Tourbillon representa um novo pináculo na engenharia automóvel, combinando um inovador motor V16 de 8,3 litros naturalmente aspirado, desenvolvido com a Cosworth, e um avançado grupo propulsor elétrico. Produzindo um total de 1.800 cv, o Tourbillon dispõe de 1.000 cv do seu motor de combustão e 800 cv dos seus motores elétricos. O motor, leve, pesa apenas 252 kg e os motores elétricos são alimentados por uma bateria de 25 kWh de 800V arrefecida a óleo, proporcionando uma autonomia totalmente elétrica de mais de 60 km.
Apesar do seu potente sistema híbrido, o Tourbillon é mais leve do que o seu antecessor, o Chiron, graças a uma engenharia inovadora e a materiais avançados. Possui tração às quatro rodas, vectorização de binário total e aerodinâmica superior, o que resulta em emissões reduzidas e melhor desempenho.
O Bugatti Tourbillon apresenta uma estrutura de chassis e carroçaria totalmente nova feita de compósito de carbono T800 da próxima geração, incorporando inovações de poupança de peso como uma bateria estrutural e um difusor traseiro de compósito de colisão. A estrutura inclui condutas de ar compostas dianteiras integradas e materiais avançados, tornando-a mais leve e mais rígida do que o seu antecessor, o Chiron.
O novo chassis emprega uma suspensão multi-link forjada em alumínio, substituindo o design de duplo braço de aço do Chiron, e inclui componentes de suspensão impressos em 3D, reduzindo o peso da suspensão em 45%. O carro também possui travões carbocerâmicos avançados, um sistema de travagem por fio e pneus Michelin personalizados.
Apenas 250 unidades
O compacto e-eixo dianteiro cabe no mesmo espaço que no Chiron, oferecendo mais espaço de arrumação e de bagagem. O Tourbillon entrará na fase de testes com protótipos na estrada, tendo como objetivo a entrega aos clientes em 2026. Limitado a 250 unidades, cada uma a partir de 3,8 milhões de euros, o Tourbillon será montado à mão no Atelier de Molsheim da Bugatti. Este modelo segue-se aos últimos modelos Bugatti com motor W16, o Bolide e o W16 Mistral.
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