Brabus 900 Crawler é o brinquedo mais louco que já vimos. E um dos mais caros.
A Brabus construiu a máquina perfeita para enfrentar um deserto cheio de dunas. Parece um Classe G, mas só mesmo no visual de alguns componentes.
Podemos pensar no Brabus como o brinquedo perigoso que ficou escondido no sótão durante alguns anos até que tivéssemos um pouco mais de idade e juízo para o podermos aproveitar da melhor forma possível. Tal como a grande maioria das criações deste construtor, há um pouco de “loucura” neste projeto, mas o conceito não deixa de ser incrível e assumir o papel do carro telecomandado que nos ofereceram quando éramos mais novos e que agora podemos mesmo conduzir.
As semelhanças com um Classe G são mais do que óbvias, até porque este é um modelo que a Brabus conhece tão bem. Mas o visual é apenas parecido, nada mais, e também serviu para que pudessem ser utilizados diversos componentes deste modelo, tais como os grupos óticos dianteiros e traseiros e diversos elementos do habitáculo. E o motor. De resto, o Brabus 900 Crawler está apenas destinado a ser divertido e a comemorar os 45 anos deste construtor da melhor forma possível.
Além do motor V8 twin-turbo com 900 cavalos de potência e 1.250 Nm de binário, está presente um chassis tubular bastante reforçado para poder ser usado fora de estrada. A distância ao solo chega aos 53 centímetros e tudo assenta em enormes rodas compostas por pneus específicos para todo-o-terreno na medida 40×13.50, instalados em jantes forjadas Brabus Monoblock HD com 20 polegadas de diâmetro.
Quanto à suspensão, tudo foi desenvolvido especificamente para este modelo, tendo em mente uma utilização bastante intensa, que inclui amortecedores bastante reguláveis e com um curso de 16 centímetros, inúmeros elementos reforçados e produzidos especificamente para este modelo, além dos reforços inferiores que atuam como proteções para o motor e que são produzidos em alumínio ou num composto mais robusto de carbono e Kevlar.
Com uma “carroçaria” composta por peças produzidas em fibra de carbono e montadas numa estrutura tipo roll-cage que parece preparada para tudo, não existem portas nem janelas. Apenas uma cobertura, também produzida em fibra de carbono, que cobre o conjunto e protege os ocupantes do sol. A bordo, há quatro assentos de competição, também em carbono, e com elementos forrados num tipo de pele específica (Silvertex), herdada da linha da navegação da Brabus e que é muito mais resistente aos efeitos nocivos da areia, sol e água.
Com tudo isto e com diversos outros componentes como a instrumentação totalmente digital, o sistema de navegação para fora de estrada e um sistema de comunicação para condutor e passageiros, o peso do Crawler fica ligeiramente acima das duas toneladas. No entanto, enquanto a velocidade máxima está limitada a 160 km/h, a aceleração dos 0 aos 100 km/h é uma espécie de fisga que nos atira para a frente em 3,4 segundos.
Só vão ser produzidas 15 unidades do Brabus 900 Crawler e relembramos que não está homologado para circular na via pública. O preço de venda, antes de impostos, é de 749 mil euros…
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários