Mais segurança, conforto e dinâmica de condução: Bosch e Pirelli assinam acordo de cooperação para tecnologia de pneus inteligentes
Nissan: Unidade para fabricação de baterias de estado sólido apresentada

Bosch aposta na reciclagem de baterias

By on 15 Maio, 2024

A Bosch Ventures, braço de capital de risco do Grupo Bosch, anuncia dois importantes investimentos no setor de reciclagem de baterias, promovendo o desenvolvimento tecnológico sustentável. Os investimentos visam impulsionar a produção das empresas Cylib e Li Industries.

A empresa alemã Cylib arrecadou 55 milhões de euros menos de 24 meses após o início das operações. Fundada em 2022, oferece tecnologia líder de mercado para reciclagem completa de baterias de iões de lítio, tendo entregado uma linha piloto bem-sucedida e concluído projetos com principais fabricantes de automóveis e de baterias. O seu processo eficiente recupera materiais como lítio, grafite, níquel, cobalto e manganês, contribuindo para a preservação dos recursos e do clima. A Bosch Ventures liderou a rodada de investimento, tornando-se o principal reciclador de baterias da Europa.

Com o aumento da procura de reciclagem de baterias devido ao rápido crescimento de veículos elétricos, bicicletas elétricas, ferramentas eletroportáteis e eletrodomésticos, empresas como Cylib estão na vanguarda. A União Europeia, seguindo os passos dos EUA, classificou os materiais das baterias de veículos elétricos como estrategicamente críticos e estabeleceu regulamentos rigorosos de reciclagem. O processo da Cylib permite a reciclagem local e o cumprimento desses requisitos por produtores de baterias e fabricantes de automóveis.

O investimento recente na Li Industries, uma recicladora direta nos EUA, reflete esse compromisso. A Li Industries é pioneira na reciclagem económica e sustentável de baterias de lítio, incluindo aquelas com baixo ou nenhum cobalto. A Bosch Ventures liderou uma rodada de financiamento de 36 milhões de dólares junto com Khosla Ventures e LG Tech Ventures.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)