Óleo do motor: Dicas para evitar problemas
Sinistralidade nas estradas: Primeiro trimestre com indicadores positivos

BMW Z4 promete: mais rápido que o M2 no Nurburgring!

By on 19 Setembro, 2018

O Z4 M40i não é um Z4M, mas pelo visto tem sangue na guelra o suficiente para “envergonhar” o M2 no parque de diversões favorito das marcas alemãs (e não só) oferecendo-lhe dois segundos numa volta. Wow!

Quem o disse foi o gestor de produto do Z4, durante a apresentação do modelo, Andreas Ederer. Segundo ele em discurso feito perante os jornalistas presentes, “o Z4 teve como bitola o M240i, a versão mais desportiva da Série 2, antes do M2. Porém, o carro saiu tão bom que a bitola subiu a fasquia para o M2. E a verdade é que o Z4 ‘ofereceu’ dois segundos ao M2 no Nurburgring.”

Este M40i utiliza o bloco 3.0 litros com 340 CV e 500 Nm de binário, chegando dos 0-100 km/h em 4,6 segundos com uma velocidade máxima de 250 km/h. A gama do Z4 completa-se, para já, com o Z4 sDrive 2.0i (197 CV/320 Nm, 6,6 segundos dos 0-100 km/h, 240 km/h, 6,1 l/100 km e 137 gr/km de CO2) e o Z4 sDrive 30i (258 CV/400 Nm, 5,4 segundos dos 0-100 km/h, 250 km/h, 6,0 l/100 km, 137 gr/km).

O Z4 é mais comprido, largo e alto que o modelo anterior, destacando uma traseira mais larga 5 cm enquanto que a frente é mais larga 9 cm, garante de estabilidade e alta velocidade e também em curva.

A opção pela capota de lona não foi imediata, mas a BMW escolheu esta capota pois desta forma encontrou mais 100 litros de capacidade na mala (agora tem 281 litros), baixou o centro de gravidade e melhorou os níveis de NHV (ruido, aspereza e vibrações). Além disso, o Z4 diferencia-se de forma clara do Toyota Supra que, na essência, é o mesmo carro, só que exibe “hardtop”

A procura de mais rigidez torsional tornou o carro muito rígido e excelente no que toca à dinâmica, uma forma de recentrar a BMW onde costuma viver, ou seja, entre a maior desportividade da marca do que tem sucedido. Depois, claro que novas suspensões e um aturado trabalho de desenvolvimento, fizeram o resto.

As opções são muitas, como o diferencial M, as suspensões adaptativas M, enfim, haverá muitas opções para melhorar um carro que fez uma volta ao Nurburgring em menos de 8 minutos, batendo o M2 por dois segundos!

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)