BMW Série 3 Touring: mistura de funcionalidade com prazer de condução
A sexta geração da carrinha do Série 3, acabada de revelar, exibe uma mistura de funcionalidade com prazer de condução que faz jus ao ADN da marca, esquecido em anteriores gerações.
Com apresentação marcada para o evento #NEXTGen, a realizar-se no BMW Welt, em Munique (25 a 27 de junho), presença marcada no Salão de Frankfurt em setembro e lançamento para o mercado no dia 28 de setembro deste ano, o Série 3 Touring promete ser um carro familiar, mas que terá o foco no comportamento e no prazer de condução, algo que esteve arredado das últimas gerações do Série 3.
Quer isto dizer que a carrinha prolongará a qualidade, neste aspeto, experimentada na berlina como pode ler aqui no ensaio já feito pelo AUTOMAIS. As mecânicas diesel e gasolina, foram revistos para mais potência com menos emissões e consumos. No lançamento estarão disponíveis três motores diesel e três blocos a gasolina.
A gama a gasolina começa no 320i (2.0 litros, 184 CV, 300 Nm de binário, 230 km/h, aceleração 0-100 km/h em 7,6 segundos, consumo combinado entre 5,8 e 6,3 l/100 km e emissões de CO2 de 133 a 144 gr/km), seguindo-se o 330i (2.0 litros, 258 CV, 400 Nm de binário, 250 km/h, aceleração 0-100 km/h em 5,9 segundos, consumo combinado entre 6,0 e 6,4 l/100 km e emissões de CO2 de 136 a 146 gr/km), o 330i xDrive (2.0 litros, 258 CV, 400 Nm de binário, 250 km/h, aceleração 0-100 km/h em 5,8 segundos, consumo combinado entre 6,3 e 6,6 l/100 km e emissões de CO2 de 143 a 151 gr/km) e o 340i xDrive (seis cilindros, 3.0 litros, 374 CV, 500 Nm de binário, 250 km/h, aceleração 0-100 km/h em 4,5 segundos, consumo combinado entre 7,1 e 7,5 l/100 km e emissões de CO2 de 162 a 170 gr/km). Todos equipados com a caixa automática Steptronic de oito velocidades, não havendo opção manual.
Quanto à gama diesel, começa no 318d (2.0 litros, 150 CV, 320 Nm de binário, 216 (214) km/h, aceleração 0-100 km/h em 8,9 (8,8) segundos, consumo combinado entre 4,5 e 4,9 (4,3 a 4,7) l/100 km e emissões de CO2 de 118 a 129 (114 a 125) gr/km; entre parêntesis os valores para a caixa automática). Segue-se o 320d (2.0 litros, 190 CV, 400 Nm de binário, 229 (230) km/h, aceleração 0-100 km/h em 7,5 (7,1) segundos, consumo combinado entre 4,6 e 4,8 (4,4 a 4,8) l/100 km e emissões de CO2 de 119 a 125 (115 a 125) gr/km; entre parêntesis os valores para a caixa automática), o 320 xDrive (2.0 litros, 190 CV, 400 Nm de binário, 225 km/h, aceleração 0-100 km/h em 7,4 segundos, consumo combinado entre 4,6 e 4,9 l/100 km e emissões de CO2 de 121 a 129 gr/km) e o 330d xDrive (seis cilindros, 3.0 litros, 265 CV, 580 Nm de binário, 250 km/h, aceleração 0-100 km/h em 5,4 segundos, consumo combinado entre 5,4 e 5,6 l/100 km e emissões de CO2 de 140 a 146 gr/km), Os dois primeiros têm caixa manual de seis velocidades com opção da unidade Steptronic de 8 relações, os outros dois só têm caixa automática. Pela primeira vez na carrinha do Série 3, a BMW vai disponibilizar uma versão híbrida, embora só a partir de junho de 2020.
O chassis do BMW Série 3 Touring está mais rígido, o que permitirá um melhor comportamento em estrada. Junta-se a isso um peso mais contido, baixo centro de gravidade, distribuição de peso 50/50 e, ainda, uma maior distância entre eixos face ao anterior modelo. Naturalmente que a suspensão foi amplamente melhorada, oferecendo um novo sistema de amortecimento. Há mais opções para o chassis com a oferta das versões M Sport com rebaixamento da carroçaria, suspensão adaptativa M, variação da assistência da direção, travões M Sport, diferencial eletrónico M Sport com função autoblocante no eixo traseiro e jantes de liga leve que vão das 17 até ás 19 polegadas. As primeiras de série, as segundas opcionais, o mesmo se passando com os faróis Full LED de série e os farolins traseiros também LED. A BMW oferece no Série 3 Touring quatro versões de equipamento que autorizam, já, uma boa margem de personalização: Advantage, Sport Line, Luxury Line e M Sport.
Com 4709 mm de comprimento, 1827 mm de largura, 1440 mm de altura e 2851 mm entre eixos, o novo Série 3 Touring é, respetivamente, 76 mm mais comprido, 11 mm mais alto, 16 mm mais largo e tem 41 mm mais de distância entre eixos que o anterior modelo. Estas cifras levam a BMW a reclamar mais espaço ao nível dos ombros e dos joelhos, bem como a capacidade de colocar três cadeirinhas de criança lado a lado no banco traseiro. A bagageira tem 500 litros de capacidade (mais 5 litros que o anterior modelo) que podem chegar aos 1510 litros, podendo ser acedida através do óculo traseiro com abertura separada da abertura elétrica do portão traseiro. Os bancos podem ser rebatidos na proporção 40/20/40, há várias zonas para arrumar objetos e novos revestimentos. Tudo o resto é igual ao novo Série 3.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários