BMW M5: A sétima geração conta com sistema híbrido
Novo BMW M2: Ainda mais potência

BMW revela X5 e X7 M50i, modelos SUV com 530 CV

By on 23 Maio, 2019

A casa bávara apresentou duas novas versões da M Performance para os SUV X5 e X7, no caso, o M50i, com 530 CV.

O motor é o conhecido V8 de 4.4 litros duplo turbo com 530 CV e 750 Nm de binário, um aumento de 68 CV e 100 Nm face à versão xDrive50i, equipada com o mesmo bloco em ambos os modelos. 

Não há mais detalhes em termos de fotos – estão aqui todas – mas o motor recebe uma série de alterações, entre elas um bloco de alumínio revisto ara maior rigidez, pistões impregnados com resina de grafite e um amortecedor de impacto incorporado na cambota. A caixa automática de 8 velocidades com conversor de binário inclui um novo mapeamento que inclui um “launch control”.

O sistema xDrive tem uma afinação que privilegia o eixo traseiro com um diferencial M Sport gerido pelo controlo de estabilidade dinâmico. Cm este arranjo, a BMW reclama para o sistema capacidade de levar até 100% do binário para as rodas traseiras em determinadas situações.

No que toca ás performances, a BMW reclama 4,1 e 4,7 segundos, respetivamente, para o X5 e para o X7, na aceleração 0-100 km/h com a velocidade máxima limitada, como sempre, aos 250 km/h. Os consumos médios são de, respetivamente, 10,7 e 11,1 l/100 km e as emissões de 243 e 252 gr/km de CO2, para o X5 e X7.

As suspensões de ambos os modelos foram revistas com duplo triângulo sobreposto à frente e multibraços atrás, ancorados ao chassis com novos casquilhos e molas e amortecedores específicos. O sistema Adaptive M com amortecedores ativos  é de série no X5 M50i, já no X7 M50i, eixste a ajuda da suspensão pneumática. As jantes são de 20 polegadas de série, embora haja a possibilidade de montar rodas de 21 e 22 polegadas. A travagem está entregue a um sistema da M Performance, com discos e maxilas novos e mais potentes. 

O estilo de ambos os modelos é mais musculado com a receita habitual da M Performance, ou seja, para choques mais musculados, maiores entradas de ar, embaladeiras maiores e mais alguns detalhes mais subtis.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)