Óleo do motor: Dicas para evitar problemas
Sinistralidade nas estradas: Primeiro trimestre com indicadores positivos

BMW recolhe mais de 1.6 milhões de unidades por potencial risco de incêndio

By on 24 Outubro, 2018

Uma comunicação, curta, por parte da BMW, anunciou que a casa alemã iria estender a campanha de segurança anterior para um total de 1,6 milhões de unidades.

Na primeira campanha de recolha, a BMW anunciou que iria recolher 480 mil unidades na Europa e na Ásia, sendo que 300 mil seriam chamados à oficina no Velho Continente. Em Portugal, em agosto, foram 2359 veículos recolhidos de quqse todas as gamas á venda entre nós. Novas investigações por parte da BMW levaram os responsáveis a encontrar mais séries de veículos afetados pelos mesmos problemas.

E, afinal, qual é o problema? Segundo os técnicos da casa de Munique, o líquido de refrigeração do sistema de recirculação dos gases de escape (EGR) pode verter e combinando isso com uma faísca, pode derreter o coletor de admissão e, no limite, provocar um incêndio. Relatórios vindos da Coreia do Sul referem que, este ano, já foram registados 40 fogos em modelos BMW, tendo as autoridades daquele país pedido aos proprietários de qualquer BMW a gasóleo que não utilizassem os seus veículos até que a causa fosse investigada e encontrada uma solução.

Esta situação foi forçada pelos vídeos, tornados virais no Youtube, de modelos BMW envoltos em chamas, levando, mesmo, a que as autoridades se deslocassem à sede local da casa alemã, exigindo uma solução.

Todos os modelos alvo desta campanha de recolha estão equipados com os motores de quatro e seis cilindros diesel produzidos entre agosto de 2010 e agosto de 2017. As cartas a solicitar a deslocação ao concessionário já estão a caminho, a reparação dura entre uma a três horas, dependendo do facto da peça ter necessidade de ser substituída, e será totalmente gratuita. Desconhece-se, para já, quantos modelos estarão afetados em Portugal, depois das 2359 unidades recolhidas em agosto.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)