BMW M5: A sétima geração conta com sistema híbrido
Novo BMW M2: Ainda mais potência

BMW M2 Coupé tem 460 cavalos, tração traseira e caixa manual em opção

By on 12 Outubro, 2022

A BMW acaba de apresentar o novo BMW M2 Coupé, o sucessor dos modelos que transportam a verdadeira essência da condução tais como o 2002 turbo ou o 1M Coupé.

Ainda a comemorar os seus 50 anos, a BMW M continua a trazer-nos inúmeras surpresas. No entanto, esta é muito bem capaz de ser a mais desejada pelos verdadeiros apaixonados pela condução mais pura, analógica e sem grandes ajudas. O novo BMW M2 Coupé mantém viva a chama criada por modelos como o 2002 turbo, o 1M Coupé e até a geração anterior do M2 Coupé. Mas agora, o seu motor de seis cilindros em linha soma qualquer coisa como 460 cavalos de potência, que podem ser totalmente enviados para as rodas traseiras com a ajuda de uma caixa de velocidades manual.

Destinado a quem gosta de explorar todo o potencial de um automóvel, o BMW M2 sempre se assumiu como uma das mais apuradas máquinas de condução. E agora que a M está a comemorar os seus 50 anos, não poderíamos deixar de conhecer uma nova geração deste modelo. Em termos estéticos contamos com alguns detalhes mais controversos, tais como os pára-choques, mas todo o resto do conjunto parece simplesmente perfeito e criado propositadamente para conseguir obter uma distribuição de peso perfeita e um visual muito musculado e que se distingue facilmente das restantes opções do Série 2 Coupé.

Em opção, estão disponíveis duas novas cores para a carroçaria (numa oferta de duas sólidas e três metalizadas), que são o Azul Zandvoort e o Vermelho Toronto metalizado. E no caso de também se optar pelo tejadilho em carbono, há também seis quilos que são eliminados do conjunto. Além disso, há elementos que não enganam, tais como as quatro enormes saídas de escape, as novas jantes com 19 polegadas de diâmetro na frente e 20 polegadas atrás, ou mesmo os discretos acrescentos aerodinâmicos tais como o spoiler instalado na tampa da bagageira, destinado a criar mais força descendente e a melhorar a aerodinâmica. Os alargamentos para as vias mais largas desta versão são muito generosos, tal como também é a “power dome” existente no capot, que esconde o motor deste M2.

E já que falamos nisso, é o momento certo para referir que a BMW manteve a configuração de seis cilindros em linha, mas que este novo motor de três litros conta agora com 460 cavalos de potência e um binário máximo de 550 Nm, disponíveis de uma forma constante entre as 2.650 e as 5.870 rpm. A caixa de velocidades é uma M Steptronic automática de oito relações, mas a BMW também pode equipar este novo M2 com uma caixa manual de seis relações. E tudo isto, com a potência a ser passada apenas para as rodas traseiras e afinada com a presença de um diferencial ativo da M.

Para os mais apaixonados por números, a BMW M reservou os 4,1 segundos destinados à aceleração dos 0 aos 100 km/h, que vêm acrescentadas duas décimas caso esteja presente a caixa de velocidades manual, mas também a velocidade máxima de 250 km/h, que poderá passar para os 285 km/h com a adição do Driver’s Package, opcional.

A bordo, o novo BMW M2 inclui o painel horizontal que combina a instrumentação com o monitor central, sendo que o grafismo de todo o conjunto é o específico das versões M, que também inclui ecrãs específicos para os momentos de condução mais empenhados, além de cronómetros para tempos por volta e inúmeras definições que nos permitem adaptar cada um dos BMW M2 mais ao gosto de cada condutor. A ligação a dispositivos externos através de Apple CarPlay e Android Auto está presente de série, enquanto da lista de opcionais também podemos escolher um sistema de som melhorado da Harman Kardon.

Para quem se senta na frente há assentos desportivos com um excelente apoio e um visual personalizado, tal como diferentes elementos a bordo do M2, mas também estão disponíveis assentos de competição com estrutura em carbono, que também conseguem fazer descer o peso em mais de dez quilos.

A produção do novo BMW M2 será feita em conjunto com o BMW Série 2 Gran Coupé, na fábrica de San Luis Potosí, no México, mas a sua chegada ao mercado só deverá acontecer em abril do próximo ano.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)