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BMW explica todas as denominações dos seus veículos

By on 10 Novembro, 2021

No podcast “Changing Lines”, a BMW explicou todo o processo de denominação dos seus veículos e o porquê das mesmas.

As designações dos veículos têm vindo a mudar com o passar de os anos. Se outrora os números poderiam representar, não só o modelo, mas também a capacidade dos motores, hoje não é bem assim. Um desses casos é a BMW que ao longo dos anos, e também com o aparecimento da eletrificação, tem vindo a apresentar cada vez mais denominações que podem deixar as pessoas confusas. Agora, através do podcast “Changing Lines”, a marca alemã explica como chegam aos nomes dos seus veículos.

A BMW utiliza como exemplo o novo 745e, a versão híbrida plug-in do Série 7. O primeiro número da denominação continua a ser referente ao modelo em questão, ou seja, o 7 de Série 7, mas os números seguintes não estão ligados com a cilindrada do motor. De facto, este veículo não está equipado com um bloco de 4,5 litros. Trata-se apenas de uma classificação de potência por kilowatt. No caso do “45” isto significa que o veículo tem uma potência por kilowatt balizada entre os 300 e os 350 kW. Já a letra que se apresenta no fim representa o tipo de motorização. O “e” é referente aos híbridos plug-in, o “i” os veículos a gasolina e o “d” para Diesel. Caso tenha tração integral, também terá no nome a designação xDrive. A letra “i” é ainda utilizada nos elétricos, mas nesse tipo de motorização apresenta-se antes da denominação do modelo (por exemplo, BMW i4).

Há ainda outras designações que podem variar consoante o modelo em questão. No caso do roadster (Z4) e da gama SUV (X), o modelo também é acompanhado pelo sufixo sDrive, caso tenha tração às duas rodas, ou xDrive às quatro.

Passando para os “semi desportivos”, estes são representados pela letra “M” antes da designação, ou seja, significa que são carros da M Performance. É caso disso, por exemplo, o M440i ou o X5 M50i. No topo da cadeia encontramos os 100% desportivos. Neste caso os veículos com carroçaria berlina, cabrio ou coupé, apresentam a letra “M” seguida do número referente ao modelo (o M3 é referente ao Série 3). Contudo, também nos 100% desportivos há diferenças, com os SUV a apresentarem a letra M no final, como por exemplo, X5 M.

Este processo de designações é de tal maneira complexo, e difícil de compreender, que a BMW tem um departamento em exclusivo para o efeito denominado “Strategic Naming and Vehicle Identification.

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