BMW M5: A sétima geração conta com sistema híbrido
Novo BMW M2: Ainda mais potência

BMW em 2023: os novos Série 5 Berlina e i5 foram destaques

By on 30 Dezembro, 2023

A BMW teve um ano bem ‘carregado’ de apresentações, como foi o caso dos novos capítulos da história dos seus X5 e X6, pouco depois mostrou ao mundo o BMW i7 M70 xDrive, o mais potente BMW elétrico e por fim, os novos BMW Série 5 Berlina e BMW i5, que tivemos oportunidade de guiar.

Ainda na parte inicial do ano, mesmo depois de um ano de 2022 cheio de novidades, a BMW M ainda tinha uma surpresa: com o objetivo de começar o ano da melhor forma possível e sem que se perca o ritmo registado ao longo de 2022, a BMW M apresentou a nova versão CS, destinada ao M3.

Depois de os engenheiros da marca terem passado tanto tempo a desenvolver o M4 CSL e o 3.0 CSL, houve inúmeras boas ideias que nunca deveriam ser colocadas numa gaveta, pelo que a marca optou antes por fazer renascer outra das suas designações especiais, a CS.

Seguiram-se os BMW X5 e X6 em fevereiro, que receberam um completo conjunto de atualizações, que incluem novas motorizações, um desenho mais apurado e diversos ajustes em termos de equipamento.

Em abril foi a vez do BMW i7 M70 xDrive, o mais potente BMW elétrico. Equipado com um motor elétrico no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro, gera uma potência máxima do sistema de 660 cv (485 kW) quando ativado o ‘Launch Control M” ou a função M Sport Boost. O modelo topo de gama da nova geração do Série 7 acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,7 segundos, tornando-o no modelo BMW totalmente elétrico mais rápido. A velocidade máxima vem como normalmente limitada a 250 km/h.

Em maio, ficaram-se a conhecer os novos BMW Série 5 Berlina e BMW i5. O novo BMW i5 é o primeiro modelo elétrico e o grande destaque da nova gama BMW Série 5 Berlina. Conta com tecnologia de última geração e novos serviços digitais, que se notam muito no habitáculo, que tem uma interpretação claramente mais minimalista face à gama anterior, pois existem um menor número de botões, que foram substituídos pela digitalização dos comandos.

Alguns dos pontos fortes do novo BMW Série 5 Berlina são a otimização do carregamento, permitindo em apenas 30 minutos carregar a bateria dos 10% aos 80%.

Em outubro, foi apresentado em Portugal o novo BMW I5, o primeiro modelo elétrico da nova gama BMW Série 5 Berlina, que chega para “ir à luta” com o Mercedes-Benz EQE e o Tesla Model S, entre outros. Tivemos oportunidade de o guiar, e conduz-se como qualquer bom Série 5, suave e confortável em estrada, mas que não se acanha nas sinuosas estradas à volta de Lisboa. Bem antes pelo contrário…

Outro facto digno de registo, o i5 tem uma cara de novo bem mais bonita que as recentes super-grelhas vistas na BMW. Partilha a plataforma com os irmãos com motores de combustão interna, híbridos plug-in e elétricos e apesar de ter algumas diferenças não é muito distinto das versões a combustão.

A produção do carro começou no início de julho, o lançamento foi a 21 de outubro em Portugal.

A nova gama BMW Série 5 trouxe várias novidades, a começar pela maior sustentabilidade no ciclo de vida dos modelos. No exterior, destaque para grelhas frontais com moldura iluminada, Faróis LED adaptativos com os faróis BMW ‘4 olhos’.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)