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BMW avisa que pode receber uma multa de mil milhões de euros da UE

By on 8 Abril, 2019

O AUTOMAIS já lhe tinha dado conta da acusação feita pela Comissão Europeia sobre um conluio entre Mercedes, BMW e Volkswagen, para atrasarem o desenvolvimento de novas tecnologias para limpar as emissões poluentes dos seus veículos. Se a Mercedes acredita que por ser o denunciante (whistleblower) desta situação irá escapar sem multas, a BMW tinha dito que iria analisar, deixando claro que não havia nenhuma evidência de cartelização nesta situação e a Volkswagen nem sequer reagiu.

Ora, no fim de semana, a casa de Munique veio dizer que poderá receber uma multa de mil milhões de euros, já devidamente aprovisionados no exercício da BMW, o que irá transformar o resultado apurado no final do primeiro trimestre do ano fiscal, reduzindo o lucro operacional da BMW para magros 4,5%. No mesmo comunicado, a BMW anuncia que vai contestar as alegações com todos os meios legais ao seu alcance, mas acredita que a Comissão Europeia não vai deixar de aplicar a referida multa. Contas feitas, o Ebit (lucro antes de impostos e juros da dívida) irá encolher 1,5% face ao objetivo para o ano fiscal de 2019 de 6%.   

Entretanto, a Volkswagen reagiu lembrando que colaborou nas investigações e por isso espera uma redução no valor da multa a aplicar pela Comissão Europeia, não deixando de estar a analisar as acusações, pretendendo responder numa perspetiva de total colaboração com as autoridades.

Seja como, caso as multas sejam, mesmo, aplicadas, a BMW vai ser atingida de uma forma devastadora. Mas o maior impacto será na indústria automóvel alemã, que ainda a lamber as feridas do Dieselgate, escândalo que surgiu em 2015 devido à batota que a VW fez nos EUA e na Europa para contornar as regras de emissões, apanha com mais esta estalada atirada pela Comissão Europeia. Recordamos que a BMW já tinha aceite pagar uma multa de 8,5 milhões de euros devido a ter instalado, por acidente, o software errado num determinado número de modelos.

Recordamos que foi o “Der Spiegel” que noticiou que BMW, Daimler e VW tinham reuniões constantes para coordenar aquilo que iriam fazer em termos de tecnologia de limpeza dos gases de escape, para evitar que a tecnologia avançasse demasiado depressa. 

Se para o exercício da BMW qualquer multa terá fortíssimo impacto nas suas contas, para a Daimler não será diferente, mas para a VW será uma dor muito maior. Tendo colocado de lado 29 mil milhões de euros para lidar com o DIeselgate (processos, indeminizações, enfim, tudo o que esteja ligado) enfrenta mais de 10 mil milhões de euros com os processos na Europa e outros correlacionados com o Dieselgate, como investidores e clientes e, ainda, os efeitos na reputação da empresa com executivos e ex-executivos a serem levados perante um juiz. Se cair mais uma multa em redor dos mil milhões, o exercício do grupo será um pesadelo em 2019, ainda por cima quando esta no pico do investimento na mobilidade elétrica.

Dizer que a Mercedes já tinha aceite recolher 774 mil unidades na Europa, para melhorar as suas performances de limpeza das emissões e continua sob investigação na Alemanha e nos Estados Unidos.

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