BMW 767iL Goldfisch: o BMW com motor V16 que nunca chegou à produção
A história começa em 1987, quando a BMW decidiu investir no desenvolvimento de um motor nobre, no caso um V16.
Cognominado “Goldfisch”, o motor era baseado no V12 existente na gama da casa de Munique, com uma cilindrada de 6,6 litros. Curiosamente, a mesma cilindrada do atual V12 do BMW M760i e do Rolls Royce Ghost.
Mas como não tinha sobrealimentação, o V16 não ia além dos 408 CV. Hoje é modesto, na época era superlativo e deixava o V12 M70B50, do Série 7 longe, pois não ia além dos 299 CV. O motor foi instalado num 750iL da geração E32, recebendo o modelo o nome de 767iL Goildfisch e a alcunha de “Secret Seven”.
O motor era tão grande que os engenheiros tiveram de ser criativos e colocar um generoso sistema de refrigeração na traseira. O que levou a abrir a traseira do carro e a colocar gigantescas entradas de ar dinâmicas colocadas por cima das cavas das rodas traseiras.
O trabalho foi feito, mas na hora da aprovação, a direção da BMW disse que não e o V16 não passou do protótipo, ficando na memória da casa bávara.
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