BMW 3.0 CSL é a derradeira prenda de aniversário dos 50 anos da BMW M
Com um incrível ano de comemorações a chegar ao fim, a BMW M prepara-se para encerrar 2022 mostrando-nos um incrível 3.0 CSL, que é uma pura homenagem ao modelo original.
O BMW 3.0 CSL foi o modelo que começou a história da BMW Motorsports. Foi o seu primeiro modelo de produção e aquele com que a marca começou a ganhar corridas, pelo que se transformou automaticamente num ícone. 50 anos depois, a BMW surpreende-nos com uma interpretação moderna desse modelo, com um visual incrível e muito agressivo, diversos detalhes que nos remetem para o modelo original e a missão de se também tornar automaticamente numa peça de coleção, uma vez que serão construídas apenas 50 unidades.
Mas nem só o visual é inspirado no modelo original, uma vez que a mecânica também conta com soluções que já são pouco comuns, atualmente, mas que foram escolhidas especificamente para este modelo. Por isso, o motor é um seis cilindros em linha, montado na longitudinal, que é combinado com uma caixa de velocidades manual de forma a passar toda a sua potência para o eixo posterior.
Em vez dos 206 cavalos dos anos 70, o motor do novo 3.0 CSL recorre a soluções usadas no DTM para oferecer subidas de regime mais rápidas, entre outras ideias que foram adaptadas exclusivamente para este CSL. E agora, a potência fica nos 560 cavalos, o valor mais elevado de sempre para o motor de seis cilindros em linha, destinado a equipar um modelo com autorização para circular em estrada.
A carroçaria do BMW 3.0 CSL foi também inspirada no modelo original, o que requer uma construção quase artesanal e uma pintura única de Alpine White, em conjunto com as cores da M, em painéis que também são pintados à mão, num processo moroso mais muito cuidado, como é exigido num modelo tão único como este. Todos os componentes da carroçaria foram desenvolvidos no túnel de vento, são produzidos em fibra de carbono, de forma a reduzir o peso e todos contribuem para a máxima eficácia dinâmica deste modelo, ainda que no estilo do original.
Os enormes alargamentos dos pára-lamas estão pensados para as novas jantes de aperto central produzidas especificamente para o 3.0 CSL, com 20 polegadas na frente e 21 polegadas atrás, que montam pneus específicos da Michelin também produzidos propositadamente para este modelo e que nem dispensam o número 50 na sua lateral.
E por falar em 50, além de ser esse o número de anos de existência da BMW M, é também o número de unidades que serão produzidas no BMW 3.0 CSL. No habitáculo, em conjunto com as bacquets em carbono, forradas em Alcantara, tal como o volante e diversos elementos, está um friso em frente ao lugar do passageiro com a inscrição #01/50, no caso desta primeira unidade, e que vai terminar no #50/50. Além de ser o número da unidade desta série limitada, é também a representação dos dois últimos algarismos inscritos na suspensão, reforçando ainda mais a individualidade desta incrível prenda de aniversário da BMW M.
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