Škoda Superb: Quarta geração traz novidades
Pirelli P Zero: celebração dos 40 anos do primeiro pneu de ultra alta performance da história

Bentley e a Boodles criam uma joia sobre rodas

By on 21 Abril, 2024

A Bentley e a Boodles, duas das mais antigas marcas britânicas de fabrico artesanal, uniram-se para criar um exemplar exclusivo do Bentley Continental GTC.

A colaboração entre a Bentley Mulliner e a Boodles começou em maio de 2023, com a equipa criativa da Boodles a visitar as oficinas da Mulliner para conceber uma especificação que incluísse uma paleta de cores discreta e materiais raros. O resultado, o Boodles Continental GTC, é uma peça única e foi apresentado em 11 de abril no Jack Barclays em Londres.

Parceria com muita tradição

A parceria entre a Mulliner e a Boodles traz consigo séculos de excelência em design e artesanato. A Mulliner, divisão de encomendas personalizadas da Bentley Motors, remonta à sua origem como uma empresa de construção de carruagens em Northampton, em 1760, encarregada de criar carruagens para o Royal Mail. Por outro lado, a Boodles foi fundada em 1798 na cidade comercial de Liverpool, tornando-se um ícone da joalharia de qualidade excecional; o seu anel “Raindance” foi selecionado para a exposição permanente do Museu V&A como um símbolo do design de joalharia britânica. O Boodles Bentley Continental GTC é o resultado dessa colaboração, uma verdadeira obra-prima única.

Detalhes luxuosos

O Boodles Continental GTC exibe uma combinação de cores intemporal e elegante, com o acabamento exterior em Anthracite e o tejadilho em tecido cinzento-claro que realça as linhas elegantes e robustas do grand tourer da Bentley. Equipado com jantes Mulliner de 22″ em Tungsten polido e pintadas, destacando as pinças de travão em preto gloss. No interior, detalhes como uma risca fina em Powder Pink de Boodles adornam o spoiler dianteiro, as soleiras e o spoiler traseiro Styling Specification. O emblema exterior “Boodles 1798” em cinzento com texto cromado está presente nos guarda-lamas dianteiros, enquanto a luz de boas-vindas projetada no solo exibe o logótipo Boodles ao abrir as portas.

Abrir uma caixa de joias da Boodles é um momento de revelação, e os cocriadores do Boodles Continental GTC buscaram replicar essa sensação ao entrar no habitáculo do Bentley. Os tons modernos, como o Linen nos estofos em pele, combinados com acabamentos em Porpoise nas costas dos bancos, no topo do painel de instrumentos, na alavanca de velocidades e no volante, criam um ambiente elegante.

O Powder Pink da Boodles é usado como uma cor de contraste na aba do volante, nas bolsas interiores das portas e nas áreas inferiores das bolsas laterais da consola. Essa cor também é empregada no revestimento dos bancos e na costura manufaturada de efeito cruzado que define o contorno dos bancos, do painel de instrumentos e da consola.

Fabrico artesanal no seu melhor

Detalhes como o padrão de pontos invisíveis “Be Boodles” nos painéis das portas e na parte superior das costas dos bancos requerem um trabalho minucioso, com 278.566 pontos e seis horas de dedicação. O pendente “Be Boodles Bentley”, feito à mão e colocado na consola central, apresenta emblemas em “B” de diamantes em ouro branco Single Mine Origin de 18 quilates, imitando linhas de renda antiga. Além disso, um par de almofadas em pele bordado em Porpoise com “Boodles 1798” destacam-se como toques finais de requinte.

O interior do veículo é repleto de detalhes feitos sob medida. Os frisos e as barras de cintura das portas exibem folheados de Piano Linen e Autumn Stone com acabamento duplo, separados por uma faixa pintada em Powder Pink. A utilização de técnicas avançadas de corte a laser permite à Mulliner criar painéis de folheado extremamente finos a partir de pedra natural com mais de 200 milhões de anos.

Os mostradores, saídas de ar e comandos são emoldurados com a Especificação Knurling da Mulliner, proporcionando um acabamento de joia que reflete a luz de várias maneiras. As palhetas centrais das saídas de ar são pintadas em Powder Pink, alinhando-se perfeitamente com a risca delicada do painel de instrumentos, enquanto os comandos “organ stop” das saídas de ar são revestidos em ouro de 24 quilates.

Detalhes adicionais incluem uma sobreposição “Boodles 1798” cromada em Piano Linen no revestimento inferior do painel de instrumentos e em ambas as barras de cintura das portas. O Bentley Rotating Display inclui um mostrador central com a joalharia Boodles, enquanto outras personalizações incluem soleiras iluminadas Boodles e placas de piso gravadas “one of one”.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)