Bentley Continental GT Speed: Luxo redefinido
A Bentley Motors revelou a quarta geração do Continental GT Speed, que combina desempenho de supercarro, luxo artesanal e praticidade diária. O modelo foi completamente redesenhado, inspirado nos Bentley Bacalar e Batur, e um novo grupo propulsor Ultra Performance Hybrid com 782 cv e 1.000 Nm, composto por um motor V8 de 4,0 litros e um motor elétrico de 190 cv. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 3,2 segundos, com uma autonomia elétrica de 81 km e total de 859 km.
O sistema de chassis foi aprimorado com novas molas pneumáticas, amortecedores de dupla válvula, Bentley Dynamic Ride, eLSD e vectorização do binário. O exterior passou pela maior revisão em duas décadas, destacando-se os novos faróis individuais. No interior, há novas tecnologias de bancos Wellness, ionização do ar, texturas tridimensionais em pele e novos acabamentos técnicos.
A arquitetura elétrica de 400 Volts oferece emissões de 29 g/km de CO₂ e autonomia elétrica de 81 km no ciclo WLTP. Pela primeira vez, o Continental GTC descapotável é lançado simultaneamente com o coupé. Ambos os modelos serão fabricados à mão na Dream Factory da Bentley em Crewe, Inglaterra, com produção e entregas previstas para o terceiro trimestre.
Ultra Performance Hybrid
O novo Bentley Continental GT Speed apresenta uma unidade de propulsão Ultra Performance Hybrid, combinando um motor V8 de 4,0 litros com 600 cv e um motor elétrico de 190 cv, totalizando 782 cv. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 3,2 segundos, com velocidade máxima de 335 km/h. O binário total é de 1.000 Nm, 11% superior ao do modelo anterior com motor W12.
A potência é distribuída por uma transmissão de dupla embraiagem de oito velocidades e um diferencial eletrónico de escorregamento limitado (eLSD), com vectorização ativa do binário. Os três elementos principais do sistema de propulsão são:
- Motor V8: 600 cv e 800 Nm, com pressão de injeção de combustível de 350 bar e dois turbocompressores, eliminando a necessidade de desativação de cilindros.
- Motor elétrico: 190 cv e 450 Nm, integrado na transmissão para suporte a baixas velocidades e mudanças suaves.
- Bateria de 25,9 kWh: Localizada atrás do eixo traseiro, com 85% da capacidade utilizável.
O sistema permite modos de condução que incluem EV puro, boost elétrico, travagem regenerativa e carregamento. O grupo propulsor oferece desempenho extremo, maior potência e binário, além de menores emissões de CO2 e consumo de combustível. O modo totalmente elétrico permite até 190 cv e 450 Nm, com velocidade máxima de 140 km/h. A bateria recarrega totalmente em 2 horas e 45 minutos com um carregador de 11 kW.
Performance Active Chassis
Os novos modelos Bentley Continental GT Speed e GTC Speed apresentam o Performance Active Chassis, que inclui Active All Wheel Drive, diferencial eletrónico de escorregamento limitado, direção às quatro rodas, vectorização do binário, Bentley Dynamic Ride e um novo software de controle ESC. Novos amortecedores de dupla válvula e molas pneumáticas de dupla câmara oferecem uma afinação sofisticada, proporcionando um equilíbrio melhorado entre conforto e controle da carroçaria.
O novo sistema de amortecimento permite maior distribuição de força, controlando melhor a carroçaria durante mudanças de direção. A distribuição de peso 49:51, graças à posição da bateria híbrida, melhora a dinâmica e sensação de direção. O sistema ESC ajustável permite desde total controle de tração até modos dinâmicos com deslizamento controlado do eixo traseiro, podendo ser desligado para uma experiência de condução mais intensa.
O sistema de travagem oferece duas opções: travões ventilados em ferro e travões de carbono-carboneto de silício, ambos com pinças dianteiras de dez êmbolos e traseiras de quatro êmbolos.
O design do novo Continental GT Speed mantém a tradição Bentley, com uma postura musculada e elegante. O redesenho inclui faróis dianteiros individuais pela primeira vez desde 1959, uma frente inspirada na elegância de um cavalo puro-sangue e um “capot infinito” que destaca o motor de alta performance. Os faróis têm uma nova “sobrancelha” horizontal e um padrão de diamante, melhorando a iluminação.
A traseira também foi redesenhada com um para-choques mais dramático, farolins traseiros com gráficos amplos e um padrão tridimensional. Novas jantes de 22″ com design direcional reforçam a estética inspirada num tigre.
O luxo habitual
O novo Bentley Continental GT apresenta interiores luxuosos e artesanais, feitos na fábrica neutra em carbono em Crewe, Inglaterra. O habitáculo possui um novo padrão de acolchoamento inspirado no design de moda moderno, com bancos e portas esculpidos, perfurações desvanecidas e bordados refinados. Os bancos ajustáveis em vinte vias incluem agora a opção de bancos Wellness, que ajustam a postura e climatização automática.
A especificação Dark Chrome oferece uma estética contemporânea, e a divisão Mulliner da Bentley permite personalização adicional. O Continental GT oferece três sistemas de áudio: um sistema padrão de 650 W com 10 alto-falantes, um Bang & Olufsen de 1.500 W com 16 alto-falantes e um sistema Naim de 2.200 W com 18 alto-falantes e Transdutores Ativos de Graves.
O Bentley Rotating Display apresenta um ecrã de 12,3″, três mostradores analógicos e um lado de folheado artesanal, com iluminação ambiente ajustável em 30 cores. Novas cores, incluindo Gravity Grey e Tourmaline Green, são adicionadas à extensa gama de acabamentos interiores e exteriores.
Tecnologia de mão dada com a tradição
A quarta geração do Bentley Continental GT e GTC Speed possui uma arquitetura elétrica avançada, elevando a tecnologia de entretenimento e assistência ao condutor. O sistema inclui um ecrã de ambiente no painel de instrumentos que suporta condução semi-assistida e Intelligent Park Assist. O ar condicionado foi aprimorado com ionizadores de ar, um novo filtro de partículas e ecrãs que mostram a qualidade do ar.
Funcionalidades como Apple CarPlay e Android Auto sem fios foram melhoradas, além de atualizações de mapas over-the-air. Serviços automóveis conectados incluem monitorização remota de carregamento, assistência remota ao estacionamento e pré-condicionamento do habitáculo. Novas funcionalidades, como previsão de semáforos verdes, serão adicionadas anualmente.
A MyBentley App Studio permite aos clientes baixar aplicações diretamente para o sistema de infotainment, incluindo música, vídeo, jogos, navegação e estacionamento, adaptadas a cada mercado.
O novo Continental GTC Speed, lançado simultaneamente com o coupé, possui um tejadilho em tecido acionável em 19 segundos a velocidades de até 48 km/h. A aceleração de 0-100 km/h é feita em 3,4 segundos, com velocidade máxima de 285 km/h.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários