Bentley Bentayga único para colecionador
Bentley de estrada mais potente apresentado no Concours of Elegance em Tegernsee

Bentley apresenta os melhores resultados financeiros de sempre

By on 18 Março, 2023

As vendas de automóveis de luxo têm vindo a aumentar nos últimos anos, embora a pandemia Covid-19 tenha, naturalmente, tido um impacto na indústria, em 2020. De acordo com um relatório da Research And Markets, o mercado mundial de automóveis de luxo deverá crescer a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 6,4% entre 2021 e 2028.

Há muitos fatores que contribuem para este crescimento das vendas de automóveis de luxo, entre eles o desejo crescente de possuir símbolos de status e bens de luxo. Como a grande maioria dos outros segmentos, o mercado de automóveis de luxo é altamente competitivo, e os fabricantes precisam de se manter no topo das tendências e exigências dos consumidores para se manterem bem sucedidos.

É neste contexto que a Bentley Motors revelou os seus resultados financeiros recorde de 2022, com um lucro de operação de quase mil milhões de euros em comparação com o ano fiscal de 2018. Os últimos números anuais mostram um lucro de 708 milhões de euros, representando um crescimento de lucro de 82 por cento graças a um crescimento de quatro por cento em volume.

O volume de negócios atingiu 3,38 mil milhões de euros, mais 19 por cento durante o mesmo período. O anúncio segue-se a um recorde de vendas em 2022, quando a Bentley entregou 15.174 automóveis, sendo a primeira vez que vendeu mais de 15.000 automóveis num ano.

Esta bem sucedida performance financeira da empresa tem como consequência direta um previsto grande investimento pelo que a Bentley vai deixar de ser o maior produtor mundial de motores de 12 cilindros para ser uma empresa de veículos totalmente elétricos dentro de apenas uma década.

O retorno das vendas subiu para 20,9% em 2022, um aumento de 13,7% em 2021 e o mais alto dos 104 anos de história da Bentley.

Para Adrian Hallmark, Presidente e CEO da Bentley Motors: “Desde o ponto baixo de 2018, toda a equipa da Crewe tem trabalhado intensamente para reestruturar o modelo de negócio, em paralelo com o lançamento sucessivo de novos modelos e características líderes de segmento. O ano passado marcou uma conquista nesta viagem.

“Desde 2018, foi alcançada uma reviravolta nos lucros de quase mil milhões de euros, apesar de um período sem precedentes de perturbações e crises, incluindo Brexit, Covid, Fornecimento de Semicondutores, Ucrânia e instabilidade económica no Reino Unido.

“Construímos uma base financeira sustentável a longo prazo, uma estrutura de custos competitiva e um posicionamento de mercado único, resultando numa geração de dinheiro historicamente forte que está a fornecer o financiamento para a corrida mais ambiciosa ao BEV total e à neutralidade de carbono no setor do luxo. O nosso banco de encomendas e a taxa de receção de encomendas até agora em 2023 mostram um forte potencial para sustentar o nosso desempenho, embora o ambiente empresarial esteja a tornar-se mais volátil e os fatores de risco estejam a aumentar.

“Manteremos o foco no valor do cliente em vez do volume de vendas e adaptaremos o nosso plano de acordo com a situação do mercado emergente, contudo o nosso sucesso de exportação bem equilibrado, estrutura disciplinada de gestão de custos e capacidade de maximizar a personalização de uma forma industrializada, conduzindo à rentabilidade, são bons alicerces para continuar este sucesso.”

A procura contínua de modelos de SUV garantiu que o Bentayga continuasse a ser o modelo mais vendido de Bentley, tendo vendido mais modelos no seu sexto ano do que nunca, com 42% das vendas, o que faz dele o SUV de luxo mais bem-sucedido do mundo.

O Continental GT e o Convertible representam quase um terço das vendas. Destes, o GT Speed, o carro de passageiros mais dinâmico e de maior performance da Bentley, é responsável por quase 31 por cento das vendas. O Flying Spur, o melhor grand-tourer de quatro portas de luxo do mundo, alcançou 28% do total de vendas da Bentley, ajudado pela introdução de um Hybrid amigo do ambiente.

Estes resultados financeiros da Bentley apoiam a estratégia Beyond100 da empresa, uma vez que esta procura eletrificar toda a sua gama de produtos e alcançar o estatuto de carbono neutro até 2030. Isto inclui um programa de investimento de 3 mil milhões de euros, com a duração de dez anos, em futuros modelos e na fábrica Pyms Lane em Crewe, Inglaterra, onde todos os modelos Bentley são construídos.

Resumo da Performance de cinco anos histórica

ANO VENDAS FATURAÇÃO (€) LUCRO OPERACIONAL (€)

2022 15,174 (+4) 3,384 milhões (+19%) 708 milhões (+82%)

2021 14,659 (+31%) 2,845 milhões (+39%) 389 milhões (+1845%)

2020 11,206 (+2%) 2049 milhões (-2%) 20 milhões (-69%)

2019 11,006 (+5%) 2,092 milhões (+35%) 65 milhões (+123%)

2018 10,494 1,548 milhões -288 milhões

CI 10 /2023

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)