Batur W12 de 750cv será o Bentley mais potente até à data
O grand tourer da Bentley, o Batur coachbuilt by Mulliner, concluiu o seu programa de testes, iniciando-se agora a produção de 18 unidades do modelo que deve o seu nome ao Lago Batur, um lago com 16 km2 em Kintamani, na ilha de Bali, na Indonésia.
Apenas 18 serão produzidos, cada um à medida de cada cliente, o que vai demorar cerca de quatro meses a ser construído à mão, prevendo a Bentley que o último esteja concluído no final de 2024.
Após a produção de dois veículos de teste, conhecidos como Car Zero e Car Zero-Zero, apenas 18 automóveis Batur serão produzidos à mão nas oficinas Mulliner. No entanto, não foi feita qualquer concessão no rigoroso regime de testes da Bentley, que inclui testes de durabilidade em pistas de manobra, condições de estrada reais, testes de alta velocidade para além dos 320 km/h e superfícies acidentadas. Outros testes incluíram 600 horas de carga solar, o equivalente a cinco anos num deserto do Arizona, para garantir que os materiais sustentáveis utilizados na construção do Batur serão suficientemente robustos para suportar uma vida inteira de utilização.
O Car Zero foi elaborado com os mesmos níveis de qualidade artesanal que cada um dos 18 automóveis que vão ser feitos à medida. O seu acabamento exterior personalizado, Purple Sector, é complementado por splitters dianteiros, frisos laterais e em difusor traseiro com acabamento em fibra natural de alto brilho. A grelha principal em Gloss Dark Titanium é acentuada com contraste num padrão ombré horizontal que flui do Purple Sector no centro, escurecendo gradualmente até ao Black Crystal nas extremidades. A linha do “capot infinito” tem acabamento em Satin Titanium, tal como as jantes de 22″ que apresentam raios em Gloss e Satin Black Crystal.
Um segundo Batur de teste, o Engineering Car Zero-Zero, tem um acabamento igualmente impactante em Marina Teal. Estes acabamentos personalizados e os novos componentes, como os faróis LED únicos, foram submetidos a uma série de testes de durabilidade rigorosos. Estes incluíram uma viagem de 2.500 km pela Europa, testes de alta velocidade em circuitos fechados e uma exposição prolongada aos cenários mais adversos. No total, mais de 800 elementos únicos e exclusivos foram testados e comprovados em 160 semanas consecutivas de desenvolvimento intensivo.
O motor W12 que equipa o Batur tem origem no Continental GT de 2003. O W12 tem impulsionado a Bentley ao topo das marcas de luxo automóvel. Tem continuado a evoluir, tornando-se mais potente, refinado e eficiente a cada geração sucessiva. Agora, quando a Bentley começa a sua viagem rumo à eletrificação total, o W12 do Batur representa uma homenagem a este notável motor. Os seus 750 CV de potência máxima tornam-no no W12 mais poderoso e, por conseguinte, no grupo motopropulsor Bentley mais potente alguma vez construído. O seu novo sistema de entrada de ar, os turbocompressores adaptados, sistemas de intercooler revistos e novas calibragens para o motor, transmissão e controlo eletrónico de estabilidade foram testados até ao limite em mais de 100 semanas de desenvolvimento do grupo motopropulsor.
Todos os pormenores passaram também pelo minucioso processo de desenvolvimento, incluindo as opções em ouro amarelo de 18 quilates para o mostrador Charisma Dial e o controlo de ventilação Organ Stop, fabricadas a partir de ouro reciclado e impresso em 3D.
Tendo passado todos os testes com distinção, o Batur está agora pronto para a fase seguinte do seu percurso. Os 18 exemplares do Batur já foram reservados e cada cliente pode agora continuar o processo de cocriação, orientado pela equipa de design interna da Mulliner. Após a especificação pelo cliente da cor e acabamento de quase todas as superfícies do Batur, cada automóvel único será fabricado à mão nos próximos meses na oficina da Mulliner em Crewe, Inglaterra, onde cada automóvel demora cerca de quatro meses a ser concluído.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários