BAIC chinesa quer comprar 5% da Daimler no valor de 3 mil milhões de euros
O grupo chinês BAIC está a tentar comorar uma posição acionista de 5% na Daimler, assegurando, desta forma, a continuação do investimento na Beijing Benz Automotive, a joint venture entre a BAIC e a Daimler, na China.
Segundo fontes de vários quadrantes, a BAIC pediu às autoridades locais em Pequim para apoiarem o seu esforço para adquirir 4 a 5 % do capital da Daimler. A agência Reuters diz que essa compra já começou, com a BAIC a adquirir posição acionista através de compra no mercado aberto.
Nenhuma das empresas comentou estas notícias que, caso sejam verdade, significa que a BAIC vai gastar 3 mil milhões de euros, olhando ao valor bolsista da Daimler, no fecho dos mercados na sexta feira, situado nos 57,6 mil milhões de euros.
As autoridades alemãs, especialmente a comissão de valores mobiliários, não encaram a BAIC como principal acionista da Daimler, sendo que as regras alemãs de aquisição estipulam que os compradores podem adquirir até 3% antes das entidades reguladoras serem informadas e controlarem o negócio.
Recordamos que a Daimler emitiu uma nota em que se recusa a colocar no mercado mais capital para aquisição, pelo que quem quiser ter uma participação no capital da Daimler terá de o fazer a preço de mercado e de acordo com a disponibilidade.
A BAIC há quatro anos que procura comorar capital da Daimler, reforçando esse desejo depois da Geely, sua rival no mercado chinês, ter asseguro 9.69% do capital da Daimler no ano passado, sendo, agora, o seu maior acionista.
0 comentários