Automóveis elétricos em Portugal já representam dez por cento do total de vendas
Nos resultados revelados pela ACAP, relativos às vendas de junho e do total do primeiro semestre, as vendas globais continuam em queda, mas as energias alternativas ganham cada vez mais destaque.
A ACAP acaba de nos enviar os resultados de vendas do mercado nacional com o mês de junho já fechado. Chegamos assim ao final da primeira metade do ano, com os primeiros seis meses a revelar uma descida de quase dez por cento face ao mesmo período de tempo do ano passado. Nos primeiros seis meses do ano, foram matriculados praticamente 90 mil veículos automóveis em Portugal, entre ligeiros e pesados, de passageiros ou mercadorias. Mas este valor fica 9,4 por cento abaixo do registado no primeiro semestre de 2021.
Se nos restringirmos aos ligeiros de passageiros, que representam a maior fatia de mercado, a percentagem de descida não é tão grande, ficando nos 7,4 por cento. Mas se contabilizarmos apenas o mês de junho, os 15.510 automóveis matriculados representam uma descida de 18,1 por cento.
Em termos de combustíveis, a gasolina continua a representar a maior percentagem, com 42,7 por cento das vendas, enquanto o diesel se fica pelos 18,4 por cento. Ao mesmo tempo, as energias alternativas continuam a ganhar cada vez mais destaque chegando já aos 38,9 por cento. Destes últimos, 15,7 por cento são referentes a veículos híbridos e 10 por cento referentes a híbridos plug-in, enquanto os modelos totalmente elétricos, ou BEV, também já representam 10,1 por cento das vendas globais.
Em termos de marcas, e apenas no que diz respeito aos ligeiros de passageiros, a Peugeot continua a ocupar o lugar mais cimeiro da tabela, mas apenas nos valores acumulados desde o início do ano. No que diz respeito apenas ao mês de junho, é a Renault que volta a conquistar o lugar mais distinto, com 1734 unidades matriculadas, seguida da Peugeot, com 1719 e depois, da Dacia, com 1637 novas matriculações.
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