Carlos Tavares: “O que foi decidido a nível europeu foi um erro crasso”
Cada vez mais pessoas procuram elétricos usados

Automóveis elétricos: Benefícios fiscais e incentivos à compra em 2023

By on 5 Julho, 2023

A ACEA revelou um estudo em que compara na União Europeia, a 27 os Benefícios fiscais e incentivos à compra em 2023 de carros elétricos. Muitos países europeus oferecem apoio fiscal para estimular a aceitação do mercado de automóveis elétricos, mas estes benefícios fiscais e incentivos à compra diferem muito.

Quanto a Portugal e de acordo com a ACEE, o Imposto automóvel tem isenção total para os veículos elétricos, Plug-In têm redução de 75% se a autonomia em modo exclusivamente elétrico for mais de 50km e e as emissões menos de 50g CO2/km. Os VHE, veículo híbrido elétrico, têm uma redução de 40% se a autonomia em modo exclusivamente elétrico for mais de 50 km e emissões de CO2 menos de 50g/km.

Há uma isenção total para veículos elétricos a bateria em carros cedidos pelas empresas aos seus utilizadores.

Por fim, para as empresas o Imposto autónomo sobre o rendimento das das sociedades: Isenção para os VEB (elétricos) Redução para os VEPI (Plug-In) se a autonomia em modo totalmente elétrico ≥ 50 km e emissões de CO2 < 50g/km, Dedução do IVA para M1: – 100% para VEBs (elétricos) ≤ 62 500 EUROS + IVA – 100% para VEPI (Plug in) ≤ 50 000 EUROS + IVA e Utilizadores privados: 3.000 euros para comprar um VEB novo (veículo M1), com um preço de compra de até 62.500 euros, limitado a um veículo por pessoa.

Todos os anos, a ACEA fornece uma visão geral atualizada das medidas fiscais para a compra de automóveis eléctricos nos 27 Estados-Membros da UE. A edição alargada de 2023 inclui agora a Islândia, a Suíça e o Reino Unido.

A visão geral detalha informações sobre benefícios fiscais (relacionados com a aquisição e propriedade, incluindo carros de empresa), incentivos à compra, tais como pagamentos de bónus ou prémios para compradores, e estímulos para o desenvolvimento ou instalação de infraestruturas de carregamento.

Entre as principais conclusões está o facto de 20 Estados-Membros da UE oferecerem incentivos para a compra de automóveis elétricos. Sete países não oferecem quaisquer incentivos à compra; no entanto, a maioria concede reduções ou isenções fiscais: Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Finlândia, Letónia, Eslováquia e Suécia. A Estónia introduziu incentivos à compra de automóveis elétricos a bateria, a Dinamarca oferece impostos de taxa mínima sobre a aquisição e a propriedade, a Bulgária e a Roménia isentam os veículos elétricos de impostos relacionados com a propriedade.

Muitos países europeus oferecem apoio fiscal para estimular a aceitação pelo mercado de automóveis elétricos, mas estes benefícios fiscais e incentivos à compra diferem muito.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)