Austin-Healey 3000 MKIII, o último de sempre a caminho do leilão
Se ontem publicámos que o primeiro Ford Mustang de sempre com capota rígida ia a leilão, hoje seguimos a mesma linha, mas em sentido inverso. Confuso? É simples, falamos do último Austin-Healey 3000 MKIII saído das linhas de produção da marca que fechou portas em 1968. O modelo vai ser leiloado pela Practical Classics Classic Car & Restoration Show, a 2 de abril, no Reino Unido, depois de 45 anos na posse do seu atual proprietário.
Percurso de vida
Ser-se primeiro e último muitas vezes acaba por revestir de um carácter muito mais especial e distintivo algo, apenas por essa particularidade de momento em que foi dado à vida. É o caso do Austin-Healey 3000 MKIII que a 21 de dezembro de 1967 saiu da fábrica de Abingdon com o número de chassis HBJ843025, sendo o último modelo aí produzido. O primeiro registo foi feito pela Donald Healey Motor Company, com o número OAC 656, seguindo-se mais dois proprietários, em Leicester, antes do modelo chegar às mãos do seu atual dono, em 1972, com quem manteve uma fiel relação de 45 anos.
O carro, de volante à direita, tem um motor 3.0 litros de seis cilindros em linha, debita uma potência de 148 cv e um binário máximo de 224 Nm. É original e está em bom estado de conservação, tendo sido alvo de um restauro há cerca de um ano, com o retoque mais evidente a ser o da pintura Golden Beige Metallic. Ao fim perto de 50 anos de vida, o seu conta-quilómetros marca cerca de 90.000 km. O valor deste Austin-Healey 3000 MKIII cifra-se entre os 86 e 105 mil euros e segundo a Classic Car Auctions é o Austin-Healey de estrada no mercado com maior significado nos dias de hoje.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários