Aumento dos preços do estacionamento para os SUV em Paris
A capital francesa quer enfrentar a questão da poluição causada pelo maior tamanho e peso dos veículos com motor a combustão interna e aumentará os preços do estacionamento para os proprietários de SUV (Sport Utility Vehicles).
A medida foi aprovada no mês passado e entrará em vigor a 1 de janeiro do próximo ano, como adianta a publicação The Guardian, mas os pormenores ainda não foram apresentados, sabendo-se apenas que os aumentos vão ter em conta o tamanho, peso e o tipo de motor utilizado pelos veículos, devendo ficar de fora desta decisão política os veículos elétricos e os que satisfaçam as necessidades de famílias numerosas.
As autoridades parisienses explicam que o número de SUV aumentou em 60% nos últimos quatro anos e representam cerca de 15% dos veículos estacionados na cidade todos os dias, tendo a esperança que a medida aprovada possa colocar um travão na aquisição deste tipo de automóvel pelos habitantes da capital.
À publicação britânica, David Belliard, vice-presidente da câmara e responsável pelo espaço público assim como pela política de mobilidade, afirmou que “os SUV são absolutamente inúteis em Paris. Pior ainda, são perigosos, incómodos e utilizam demasiados recursos para serem fabricados”.
Outras cidades francesas têm a mesma visão dos responsáveis da capital. Lyon também anunciou uma medida semelhante e Grenoble deverá tomar o mesmo rumo.
Recordamos que os SUV em 10 anos aumentaram cinco vezes a sua presença no mercado, significando agora 49% dos novos carros na Europa. Se a moda pega em mais cidades europeias, os construtores podem ter alguns problemas.
0 comentários