Audi revela tudo sobre o novo Q5
A Audi revelou mais dados sobre a nova geração Q5, que será lançado no mercado europeu nos primeiros meses de 2017. O SUV médio da marca alemã cresce em tamanho em todos os sentidos, com destaque para a nova distância entre eixos de 2820 mm, que deve melhorar bastante a habitabilidade. Apesar de ser mais comprido e mais alto, a Audi anuncia uma redução de peso de até 90 kg, com o novo chassis a resultar numa redução de 20 kg.
A sensação de luxo no interior é aumentada com novos equipamentos, incluindo um volante com um novo desenho de três raios, revestimento a couro e botões multifunções, com opções que podem ir até 14 botões e revestimentos cromados. O ar condicionado também tem várias opções, incluindo controlo diferenciado para três zonas e um novo filtro que bloqueia partículas externas. Está também disponível um sistema de ventilação rápida que pode ser controlado fora do carro.
O painel de instrumentos deu lugar ao cockpit virtual, que permite escolher a informação observada pelo condutor, disposta num ecrã de 12,3 polegadas. O comando centralizado de informação e entretenimento MMI tem um novo ecrã sensível ao toque com 110 mm de largura. O MMI pode ser reforçado com comandos por voz, hotspot WiFi com velociades até 100 Mbps e sistema de navegação com ecrã de 8,3 polegadas e disco de 10 GB.
O interior pode ser personalizado em vários elementos, incluindo a iluminação interna em LED com 30 tons diferentes à escolha, várias combinações de cores para o painel de instrumentos, cinco cores em revestimentos normais e outras em cabedal Nappa ou Alcantara. Além do aumento de cotas de habitabilidade na traseira, graças aos bancos deslizantes, a capacidade da bagageira também pode oscilar entre 550 e 610 litros, conforme a posição dos bancos, que pode ser ampliada para 1550 litros com os três bancos individuais rebatidos (40/20/40).
O equipamento de segurança inclui cruise control adaptativo, funcionando desde os 0 aos 250 km/h, função stop&go para parar o carro automaticamente em caso de emergência, condução automática em tráfego e previsão de colisão. O pacote City Assist inclui assistência de mudança de faixa com radar que deteta todos os carros num raio de 70 metros. O pacote Park Assist, com 12 sensores e visão a 180 graus para a frente e para a traseira, consegue não só estacionar sozinho em qualquer situação, como também detetar lugares de estacionamento.
Para a maioria dos potenciais compradores, a gama de motores está centrada essencialmente no 2.0 TDI, começando por uma versão mais eficiente, com 150 cv, em exclusivo com caixa manual e tração integral quattro como opção. Seguem-se as versões normais com 163 e 190 cv, ambas com um binário de 400 Nm e consumos médios anunciados de 4,9 l/100 km. A opção a gasolina é o 2.0 TFSI com 252 cv. Todos estes têm quattro de série e caixa S tronic (dupla embraiagem) de sete velocidades como opção. No topo de gama está o 3.0 TDI, com 286 cv e caixa de oito velocidades de série. Esta variante dispõe de um diferencial autoblocante, que distribui a potência entre os eixos num máximo de 70 por cento para a frente e 85 por cento para trás.
O chassis ganha uma nova direção com assistência eletromecânica, mais leve e eficiente, enquanto a suspensão traseira vê o eixo multilink dar lugar a um eixo trapezoidal. Em opção, para todos os modelos com tração integral, a Audi propõe suspensão com amortecedores de adaptação contínua, cuja dureza é controlada através de um fluído com propriedades eletromagnéticas. A dureza dos amortecedores, tal como outros aspetos do comportamento do carro, podem ser controlados pelo condutor através do Audi Drive Select. Uma suspensão pneumática, com altura ao solo variável em 67 mm, também está disponível como opção. Jantes de 19, 20 e 21 polegadas estão disponíveis como opção como parte da linha S Line.
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