Audi renova o seu topo-de-gama com mais tecnologia e um retoque estilístico
O mais grandioso dos Audi acaba de ser atualizado com um visual mais desportivo, mas também mais tecnológico, ao mesmo tempo que mantém a sua imagem imponente e requintada.
Para apresentar a sua entrada em cena, a grelha dianteira recebeu um novo desenho e está agora mais larga na zona inferior. As entradas de ar laterais estão numa posição mais vertical e os grupos óticos também contam com um desenho mais moderno, além dos sistemas de iluminação mais recentes, como o Digital Matrix LED.
Na lateral, as linhas da carroçaria dão ainda mais ênfase ao comprimento de 5,2 metros do Audi A8, com o tejadilho um pouco mais plano, mas os arcos das rodas mais pronunciado, anunciando a presença do icónico sistema de tração integral quattro. Na secção traseira são novamente os grupos óticos que mais se destacam, com a nova tecnologia OLED e uma linha de iluminação contínua em toda a largura.
Tudo isto, faz com que o Audi A8 fique com um visual mais imponente, digno de um topo de gama, mas se o desejo for uma imagem mais desportiva, no novo A8 também passa a estar presente a opção S Line, com um visual mais dinâmico.
Dos 5,2 metros de comprimento, três estão na distância entre eixos, o que se traduz num habitáculo muito espaçoso, que ainda é mais evidenciado com a presença de linhas mais horizontais e uma imagem que continua formal, mas não muito ostensiva.
Em termos de materiais, o Audi A8 continua a representar o melhor que a marca tem para oferecer, sendo que existem agora diversas novas hipóteses de configuração em termos de cores e materiais, mas também de inúmeros detalhes. Aliás, são os detalhes que trazem a maior dose de sofisticação ao habitáculo do A8, com diversos elementos motorizados, como a abertura e fecho da ventilação e outros.
O conforto é quase absoluto, não apenas em termos de ruído, ou a ausência dele, mas também no que diz respeito aos assentos. Na versão Longa do A8, o lugar atrás do passageiro da frente pode receber um sistema de massagens, a programação da temperatura ideal e apoios para pés e pernas, perfeito para as viagens mais longas. Tal como a suspensão pneumática, que consegue ler as irregularidades do piso em frente ao carro e ajustar a sua firmeza e posição em função disso, deixando o habitáculo apenas a “flutuar”.
Do lado mais tecnológico, o MMI touch response do A8 já inclui o assistente virtual, que se ativa com o comando vocal “Hey Audi!”, mas também novas soluções de navegação conectadas, através do sistema de infotainment modular de terceira geração (MIB 3). E para quem viaja atrás, podem também estar presentes novos monitores de elevada resolução, através dos se pode aceder a diversos conteúdos em streaming, mas também aos sistemas do carro, como o sistema de som desenvolvido pela Bang & Olufsen, por exemplo.
No capítulo das motorizações, o novo A8 mantém os motores 3.0 TFSI (340cv) e 4.0 TFSI (460cv) a gasolina, mas também o diesel 3.0 TDI de 286 cavalos. No entanto, está também disponível uma versão híbrida plug-in com dois motores elétricos e um a gasolina, capaz de desenvolver uma potência conjunta de 462 cavalos. E para os mais puristas, a sigla S8 ainda se mantém no ativo, desta vez, equipada com um poderoso motor V8 biturbo de 571 cavalos que, tal como todas as anteriores, também conta com a presença de um sistema mild-hybrid de 48 Volts.
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