Audi Q5: Sucesso renovado
Audi RS3: Performance intensificada

Audi Q6 e-tron: Não é apenas mais um SUV. É o início de uma nova era

By on 16 Julho, 2024

A Audi tem perdido algum fôlego nos últimos tempos, muito por culpa da falta de grandes novidades na sua gama. Essa postura mais “discreta” da marca alemã tem permitido que outras marcas ganhem mais força, mas tudo isto pode mudar. E o Audi Q6 e-tron é apenas a primeira amostra.

Ciente de que a sua gama está a necessitar de novidades, a Audi prepara o maior investimento, tendo como objetivo a renovação total da sua gama, numa janela temporal de três anos e o Q6 é o primeiro sinal dessa revolução.

O Audi Q6 SUV e-tron é um SUV elétrico de médio porte do segmento premium, complementando a linha de SUVs elétricos da marca. Possui 4.771 mm de comprimento, 1.939 mm de largura (sem espelhos), 1.648 mm de altura e uma distância entre eixos de 2.899 mm, oferecendo espaço confortável para cinco passageiros e as suas bagagens.

Equipado com motores elétricos potentes e uma bateria de iões de lítio, com capacidade líquida de 94,9 kWh, o modelo alcança até 634 km de autonomia na versão quattro. A tecnologia de 800 volts e uma potência de carregamento de 270 kW permitem recarregar até 255 km em 10 minutos, e de 10% a 80% em 21 minutos.

Interior hi tech

O interior do Audi Q6 SUV e-tron* é projetado para atender às necessidades dos clientes, incorporando materiais de alta qualidade e reciclados desde as fases iniciais do desenvolvimento. O grande destaque vai para o ecrã panorâmico Audi MMI e o ecrã do passageiro MMI, cria um ambiente digital claro e confortável e de grande modernidade. O Softwrap envolve o cockpit, proporcionando uma sensação de espaço homogénea, com cores e materiais reciclados presentes nos bancos e forros.

A nova arquitetura eletrônica E3 1.2 da Audi, presente no Audi Q6 SUV e-tron, oferece um interior totalmente conectado e digitalizado. O destaque é o palco digital com o Audi MMI e o ecrã de passageiros, integrando perfeitamente tecnologia OLED em displays curvos, proporcionando uma sensação de espaço e modernidade. O painel inclui o Audi virtual cockpit de 11,9 polegadas, o ecrã tátil MMI de 14,5 polegadas e o ecrã MMI de 10,9 polegadas para passageiros, com funcionalidade de privacidade ativa.

O head-up display de realidade aumentada (AR HuD) de segunda geração exibe informações essenciais como velocidade e navegação diretamente no para-brisa, criando a impressão de elementos flutuantes. Com um campo de visão de cerca de 88 polegadas, utiliza um processador de luz digital avançado.

O novo conceito de operação do veículo inclui um assistente de voz inteligente, o Audi Assistant, que reconhece mais de 800 comandos, controla diversas funções e aprende com o comportamento do usuário. O assistente pode ser ativado por voz ou pela aplicação myAudi, e funções como encontrar estações de carregamento são facilitadas.

O Audi Q6 SUV e-tron também integra o ChatGPT, permitindo perguntas e respostas de forma segura e anônima, sem acesso aos dados do veículo. O design MMI é adaptável às preferências do usuário e ao modo de condução.

A luz de interação dinâmica (IAL) melhora a comunicação e a segurança, proporcionando funções como boas-vindas, indicadores de direção e status de carregamento, com uma faixa de luz contendo 84 LEDs.

Graças à estrutura Premium Platform Electric, o Q6 oferece uma sensação generosa de espaço e praticidade, com muitos compartimentos de arrumação. A consola central inclui suportes para copos, carregador sem fios e um compartimento com mais de cinco litros. Sem túnel central, a segunda fila de bancos oferece maior conforto. A bagageira tem 526 litros, expansível para 1.529 litros com os bancos rebatidos, além de um frunk com 64 litros para armazenamento adicional.

Palco para inovações

O Audi Q6 SUV e-tron introduz o Android Automotive OS como sistema operativo do novo sistema de infotainment, equipado com serviços Audi connect e um sistema para planear rotas aprimorado. Uma loja de aplicações integrada permite o acesso direto a várias categorias de apps, como música e navegação, sem a necessidade de um smartphone.

O sistema de som Premium Bang & Olufsen com som 3D oferece precisão acústica, com 20 alto-falantes alimentados por um amplificador de 830 Watts, incluindo zonas de som personalizadas. Funções de som “on demand” como “bass booster” e “MP3 enhancement” podem ser ativadas, assim como a função “Virtual Rooms” que recria sons espaciais de diferentes ambientes.

A chave digital permite que smartphones desbloqueiem e liguem o veículo, podendo armazenar até cinco chaves com diferentes permissões. Funciona através de tecnologias de comunicação seguras e é gerida pela aplicação myAudi, que também auxilia na configuração e verificação do veículo. A tecnologia UWB mede o tempo do sinal para evitar adulterações e garantir a segurança.

Exterior com a assinatura Audi

À primeira vista, o novo Q6 e-tron não apresenta mudanças radicais face ao que a Audi tem feito. Mas, como habitualmente na marca germânica, os detalhes fazem a diferença e tornam este carro elegante, algo que nem todos os SUV conseguem.

A frente vertical com o Singleframe fechado e invertido, e luzes diurnas elevadas, conferem uma aparência marcante e confiante. A carroçaria exibe formas suaves e linhas distintas, com uma zona vidrada baixa e alongada, pilares D inclinados e ombros musculados, criando uma impressão de dinamismo e elegância.

A traseira é desportiva e elegante, com uma faixa de luz contínua. O design incorpora elementos típicos do ADN da Audi, como os blisters quattro, destacando a tecnologia. As soleiras pretas realçam a localização da bateria de 800 volts. O exterior tem variações entre a versão de entrada e a S line, com até oito opções de cores, incluindo cinza magnético sólido e preto Mythos metálico.

As jantes variam de 19 a 21 polegadas, com várias opções de design, incluindo modelos da Audi Sport. As edições especiais “edition one” oferecem destaques visuais como design S line, jantes de 21 polegadas e faróis Matrix LED plus, em cores como cinza magnet ou azul Ascari.

O que mais nos agradou neste novo Q6 foram as assinaturas digitais que os faróis Matrix LED e nas luzes traseiras OLED digitais 2.0 permitem. Além de oito configurações predefinidas, o Q6 usa de forma inteligente os elementos das luzes, especialmente as traseira, que poderão servir para transmitir mensagens para os carros que seguirem este Audi. Por exemplo, poderão ver triângulos de emergência nas luzes traseiras, sempre que o carro identificar um perigo adiante. Uma inovação inteligente e que não espantaria se fosse vista noutras marcas no futuro.

Performance

O sistema de propulsão modular inclui motor elétrico, eletrônica de potência e transmissão, sendo mais compacto e leve, ocupando 30% menos espaço e pesando 20% menos. Esses motores são fabricados em Győr, Hungria.

O Audi Q6 SUV e-tron quattro* possui um motor síncrono de ímanes permanentes (PSM) no eixo traseiro e um motor assíncrono (ASM) no eixo dianteiro, com potência total de 285 kW (387 cv) e aceleração de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos. O Audi SQ6 SUV e-tron* tem 360 kW (380 kW com Launch Control) e acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos, com autonomia máxima de 596 km.

A eletrónica de potência, utilizando semicondutores de carboneto de silício, melhora a eficiência, especialmente em carga parcial, reduzindo perdas de calor e protegendo a bateria. A nova tecnologia gera cerca de 40 km adicionais de autonomia comparado aos modelos anteriores.

A nova bateria de alta voltagem (HV) do Audi Q6 SUV e-tron* oferece uma autonomia de até 634 km. Com capacidade bruta de 100 kWh (líquida 94,9 kWh), a bateria possui apenas 12 módulos com 180 células prismáticas, reduzindo espaço e peso em comparação com modelos anteriores.

A bateria é mais compacta e integrada na estrutura do veículo, com menos cabos e conectores, melhorando a eficiência. A placa de arrefecimento integrada assegura uma transferência homogénea de calor, otimizando o desempenho da bateria. A proteção da bateria é feita com material compósito de fibra, reduzindo peso e melhorando o isolamento térmico.

O desempenho de carregamento é impressionante, com a bateria carregando até 260 km de autonomia em 10 minutos numa estação de carregamento rápido, com capacidade máxima de 270 kW. Carregar de 10% a 80% leva apenas 21 minutos. O Q6 SUV e-tron permite carregamento em estações de 400 volts, dividindo a bateria de 800 volts em duas partes para carregamento paralelo.

O modelo inclui carregamento AC de até 11 kW de série, com opção de 22 kW futura. A entrada de carregamento abre eletronicamente, e a função Plug & Charge automatiza o processo em estações compatíveis.

Preços

O Audi Q6 SUV e-tron está disponível em várias versões: Q6 SUV 50 e-tron, Q6 SUV 55 e-tron quattro, e SQ6 SUV e-tron*, com preços a partir de 77.350 euros, 82.950 euros e 97.820 euros, respetivamente. A versão SQ6 conta com equipamentos adicionais e design diferenciado. O Audi Q6 e-tron performance destaca-se pela tração traseira eficiente e maior autonomia de até 836 km em ciclo urbano. Esta versão está disponível a partir de 77.349 euros. O modelo chega este mês ao mercado nacional.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)