Audi lança A5 e tem S5 Cabriolet a caminho
Em plena primavera e com o tempo quente a fazer-se sentir, nada melhor que passear de cabriolet. Por isso mesmo, a proposta da Audi que acaba de chegar a Portugal, assim como a quem vem a caminho, ‘assenta’ que nem uma luva. O novo Audi A5 Cabriolet completa a segunda geração da gama A5. O S5 Cabriolet, que virá mais tarde, irá equipar um novo motor de seis cilindros turbo que oferece 354 Cv e um binário máximo de 500 Nm. Numa fase inicial e com os motores 2.0 TFSI e 2.0 TDI, os preços começam nos 56.000€ e 58.010€, respetivamente.
Exterior e interior
No exterior destaca-se o baixo e longo capot; a grelha Singleframe mais plana e ampla; a linha de cintura em forma de onda; os faróis LED e Matrix LED com sinais de mudança de direção dinâmicos, em opção; os faróis em LED tridimensionais e luz de travagem no extremo da tampa da bagageira; a maior distância entre eixos (14 mm) e a curta distância entre o centro dos eixos e as respetivas extremidades da carroçaria. O A5 Cabriolet é 47 mm mais comprido que o seu antecessor, perfazendo 4673 mm de comprimento; tem 1846 mm de largura, menos 8 mm do que o seu antecessor; e mantém a altura de 1383 mm.
O habitáculo ganhou espaço com o aumento da distância entre eixos, com a cota ao nível dos ombros nos bancos dianteiros a ser aumentada em 26 mm e o espaço para as pernas atrás a ter um incremento de 18 mm. O habitáculo conta com ar condicionado automático de 3 zonas. Há ainda, em opção, bancos com massagem pneumática.
Já a capota em tecido tem uma nova função de abertura através de um só toque num botão – abre-se automaticamente em 15 segundos e fecha-se em 18 segundos, função que pode ser acionada em andamento até uma velocidade de 50 km/h. São oferecidas quatro cores para a capota: preto, castanho, vermelho e cinzento.
Na sua estrutura, a rigidez torsional do modelo foi aumentada em 40%, com a carroçaria a tornar-se a mais rígida da sua categoria, segundo a marca. Já o peso sofreu um redução que vai até aos 40 kg. Nota também para a tampa da bagageira com abertura elétrica ou, opcionalmente, com abertura e fecho elétrico através do sensor de movimento. Com a capota colocada, a bagageira oferece 380 litros, enquanto se recolhida, o espaço disponível reduz-se para os 320 litros, segundo a marca, o melhor valor desta categoria.
Componentes mecânicos
Motorizações: Na fase de lançamento o novo Audi A5 Cabriolet é proposto com três motorizações: 2.0 TFSI e TDI, ambos com 190 cv. Mais tarde a oferta de motores será alargada com a chegada do 3.0 TDI com 286 cv. Em Portugal estão já disponíveis as versões 2.0 TFSI de 190 Cv (caixa manual e S tronic) e 2.0 TDI de 190 Cv (com transmissão S tronic e tração dianteira ou quattro). O sistema permanente quattro é de série com o motor 3.0 TDI com 286 cv e no S5 Cabriolet.
Transmissões disponíveis: caixa manual de 6 velocidades; caixa S tronic de sete velocidades com dupla embraiagem; e tiptronic de 8 velocidades. O modelo vem com tração dianteira ou integral e para o motor o 3.0 TDI (286 cv) e o S5 Cabriolet, diferencial traseiro desportivo como opcional.
Chassis: a Audi dotou os seus modelos com suspensão com geometria de cinco braços nos eixos dianteiro e traseiro e, em opção, suspensão com controlo de amortecimento adaptativo. Há ainda uma nova direção assistida eletromecânica com controlo dinâmico da direção com desmultiplicação variável e o Audi drive select de série.
Sistemas de assistência à condução: Adaptive cruise control com função Stop&Go e assistente de trânsito que facilita a condução em tráfego congestionado; assistente de eficiência preditiva; reconhecimento de sinal de trânsito baseado numa câmara; audi pre sense city (de série); e audi pre sense basic e rear.
Infotainment e Audi connect: conta com a primeira tecnologia “Car-to-X” a bordo. Este sistema liga o A5 a outros modelos Audi e há uma troca de informações em tempo real via um cartão SIM integrado (não disponível em Portugal). Por sua vez, os opcionais sistemas MMI de navegação e MMI de navegação plus com MMI touch em conjunto com o Audi connect permitem muitas funções online para o veículo. Inclui uma memória flash de 10 Gb, dois leitores de cartão SD, uma entrada USB para carregamento e um ecrã do sistema de navegação com 8,3 polegadas e uma resolução de 1.024 x 480 pixels. O sistema de navegação Audi MMI plus trabalha em cooperação com muitos dos sistemas de assistência à condução e de segurança.
Controlos e displays: o condutor pode controlar todas as funções intuitivamente. A estrutura do menu no sistema MMI foi redesenhada. O Audi virtual cockpit é uma alternativa ao painel de instrumentos analógico para o novo A5 Cabriolet. Com uma resolução de 1.440 x 540 pixels, o ecrã TFT de 12,3 polegadas fornece gráficos detalhados e selecionáveis. Este opcional é construído na fábrica da Bosch, em Braga.
Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
0 comentários