Audi culpa protocolo WLTP para perda de 3,5% das vendas em 2018
Parece não ter fim a chuva de estilhaços provocada pelo Dieselgate, tendo a Audi culpado, de forma clara, o protocolo WLTP (nascido depois do Dieselgate) pela quebra das vendas da casa de Ingolstadt em 2018.
Falando na reunião anual do grupo VW para apresentação do relatório de contas, Bram Schot, CEO da Audi, deixou claro que havia um culpado para que entre 2017 e 2018, a casa alemã tivesse perdido 65 mil unidades, vendendo em 2018 “apenas” 1,812 milhões de veículos. Em termos financeiros, estamos a falar de 1,2 mil milhões de euros de recuo na margem de lucro (4,7 mil milhões dem 2017, 3,5 mil milhões de euros em 2018). Quem é o culpado? O protocolo WLTP!
Quer dizer, a falta de preparação da Audi para o novo protocolo de homologação e a sua implementação, conduziram a esta situação. Devido a essa incapacidade, a Audi viu-se forçada a criar “buracos” na gama devido á utilização de motores que não conseguiram acompanhar as cada vez mais exigentes normas anti-poluição.
Para Alexander Seitz, a redução da margem de lucro operacional é o “reflexo perfeito do falhanço da Audi na preparação para o WLTP, não espelhando, de todo, as expetativas da Audi.” Naturalmente que a cas de Ingolstadt estará melhor preparada em 2019 para lidar com o WLTP, tendo reduzido a complexidade da gama e as possibilidades de combinação de motores e transmissões em 30%. Diz Bram Schot que “trabalhando os princípios de transparência e integridade, isso irá a ajudar a Audi a encontrar o seu caminho rumo ao crescimento que experimentou nos primeiros anos do novo milénio.” E nesse caminho, muita aposta será feita nos modelos elétricos, como a Audi bem mostrou no Salão de Genebra. E o CEO da Audi tem muita confiança nessa linha de produtos, dizendo que “estou seguro que cada cliente irá encontrar o modelo e-tron certo para as suas necessidades.”
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